O SESI abriu as portas para a terceira edição do Respira São Carlos na manhã neste domingo (12). No evento, as pessoas puderam tomar a vacina contra a Covid-19, além de aproveitar atividades e serviços gratuitos.
O Respira São Carlos, que é oferecido pela Prefeitura de São Carlos e realizado pela O. A. Eventos, empresa do Grupo EP, tem como objetivo fortalecer o combate à pandemia na cidade. No caso da imunização contra o coronavírus, a aplicação seguiu o calendário preestabelecido pelo município.
Nesta edição, as primeiras mil pessoas a tomarem a 1ª, 2ª ou doses adicionais da vacina contra a Covid-19 receberam um picolé; já os 200 primeiros vacinados com alguma das doses durante o evento ganharam um day use, ou seja, um uso durante o dia no SESI.
A população pôde, ainda, atualizar as seguintes vacinas de rotina: hepatite B, SCR, dupla adulto, HPV, febre amarela e meningocócica ACWY.
O supervisor de eventos da EPTV, Felipe Custódio, conta que, além de fortalecer o combate à pandemia na cidade, a programação teve opções de lazer para toda a família.
“Além do Sesi, nós estamos com o Instituto Mix, que estão fazendo o serviço de corte de cabelo, design de sobrancelha, esmaltação. E o pessoal da Unicep, com os cursos de saúde, está mostrando as questões da glicemia, como ter o cuidado com o câncer de próstata, de mama”, disse.
“A adesão está bem legal aqui no Sesi. A gente vê que tem o pessoal que já aproveita o clube, mas também o pessoal de fora, aqui do bairro, que está vindo e está sendo um sucesso”, complementou Custódio.
O diretor do Sesi São Carlos, Alexandre Minghin, elogiou a parceria com a EPTV e o evento. “Quando a gente foi procurado pela EPTV com a ideia do respira, ou seja, de estimular a comunidade para a vacinação, com atividades diferenciadas, a gente ficou muito feliz. É uma oportunidade também de mostrar as atividades que a gente desenvolve.
Já o advogado Rafael Rodrigues da Cunha aproveitou para deixar a carteira de vacinação em dia. “Nós tomamos sarampo, rubéola, catapora e uma outra tétano. É bom ter esses eventos porque incentiva as pessoas para vir tomar as vacinas”.
A diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, afirma que as três edições do Respira São Carlos ajudaram a reduzir o número de faltosos da vacina contra a Covid-19. “Foram eventos muito positivos para a gente poder ampliar a cobertura de pessoas vacinadas e também diminuir o número de faltosos. A gente tem a expectativa de que outros eventos aconteçam”, disse.
O pedreiro aposentado Irineu dos Santos tomou a dose de reforço contra a Covid-19 e já mudou de visual. “Está muito bom aqui. Cortei o cabelo, vou comer pipoca, tomei a vacina. Está tudo maravilho. Tomei a terceira dose para a gente vencer essa pandemia”.
Além dos cortes de cabelo, design de sobrancelhas e esmaltação, o evento também ofereceu massagem relaxante, aulas de dança e espaço zen para a população. “Eu estou gostando porque já aferi a pressão, fui ver a glicemia e agora nós vamos na nutrição. Está valendo muito a pena”, explicou Albani Criseida Túlio.
Com brinquedos, distribuição de algodão doce e pipoca, além de incentivo às atividades esportivas, não faltou diversão para as crianças. “Eu já comi pipoca, tomei sorvete e estou aproveitando a alegria dessas crianças. Está ótimo, muito bem organizado”, afirmou a assistente social Cláudia Fredini.
O coordenador de qualidade de vida do Sesi São Carlos, Marcelo Rocha Soares, falou sobre o trabalho feito pela equipe. “A gente trouxe hoje para o Respira São Carlos a nossa equipe de triátlon, que a gente tem desde a base até o alto rendimento, através da pedagogia do exemplo, que é uma oficina onde as crianças participam junto com os atletas profissionais para ter a vivência na modalidade”, disse.
O terceiro Respira São Carlos encerrou uma série de eventos que começou no 30 de outubro e percorreu várias regiões da cidade. A primeira edição foi na Fesc da Vila Nery, e a segunda, no CAIC, no bairro Cidade Aracy.