Inaugurado em 1903, o Mercado Municipal de São Carlos (SP) é um dos mais tradicionais pontos comerciais da cidade. O prédio foi totalmente demolido e inaugurado um novo mercado em 1968. Atualmente é dividido em lotes com várias lojas, que oferecem desde produtos alimentícios até vestuário, eletrônicos, acessórios para celulares entre outros.
Alguns comerciantes estão há décadas no mercadão e presenciaram muitas mudanças desde então. Um deles é o Nivaldo Cavalete, conhecido como Neno. Ele trabalhou há 35 anos como balconista em uma banca de frutas e agora tem seu próprio negócio no mercadão. “É uma tradição, a turma vem bastante aqui”, disse.
Proprietário há 22 anos de um minimercado no local, Osvaldo Harukado conta que durante todos esses anos já enfrentou muitos altos e baixos. “A gente sofre muito, o capital de giro oscila muito. Mas, graças a Deus, apesar dos problemas de enchentes, infraestrutura, estamos levando aos trancos e barrancos com essa pandemia”, afirmou.
Com o crescimento da cidade e as mudanças ao longo dos anos no Mercadão, algumas dificuldades quanto à infraestrutura também foram aparecendo.
Proprietário de uma tradicional casa de carnes no local há 35 anos, Marcos Antônio Chiareli lamenta a falta de um estacionamento. “Na realidade, foi descaracterizando o mercado. Foram abrindo outros centros. Hoje você tem centros em qualquer bairro, com a agência bancária e tudo para facilitar a vida. Então você sente essa diferença”.
“A maior dificuldade para a gente aqui é o estacionamento. O trânsito está muito complicado”, complementou Chiareli.
Marcos também falou da situação das enchentes, problema crônico em São Carlos. “Infelizmente, isso existe faz muito tempo. É difícil, é complexo. No ano passado, em novembro, nunca tinha entrado aquele volume de água que entrou. Era sempre pouquinho, não causava prejuízo, mas no ano passado judiou, porque foi muita chuva em pouco tempo”
Hoje a praça do Mercado Municipal também recebe shows, festivais culturais e feiras, além de manifestações cívicas e políticas.