A Comissão de Saúde da Câmara de São Carlos solicitou à Secretaria de Saúde a abertura de investigação para apurar as condutas na UPA do Cidade Aracy e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Segundo o colegiado, um adolescente de 14 anos vítima de atropelamento sofreu atraso de duas horas no atendimento médico no último domingo (28).
A Secretaria de Saúde não quis comentar o caso.
Conforme o ofício enviado à secretaria, o menor chegou por meios próprios à UPA e um médico verificou a necessidade de atendimento na Santa Casa. A Unidade de Suporte Avançado do Samu foi acionada às 18h10, mas teria havido a negativo do médico do transporte para casos graves e enviado a viatura básica ao atendimento.
“Somente após a chegada da unidade básica do SAMU à UPA é que percebeu-se (sic) a gravidade da situação ante ao quadro clínico apresentado pelo paciente, com o rebaixamento de seu nível de consciência e vômitos”, prossegue o relato.
A Comissão de Saúde relatou que somente às 19h15 é que o médico do Samu “se deu conta” da gravidade do caso e enviou nova viatura.
O atendimento a outro acidente grave no Eduardo Abdelnur levou o suporte avançado ser deslocado do local, “o que fez com que o paciente fosse transferido à Santa Casa através de uma unidade básica do SAMU com acompanhamento do médico plantonista da UPA, o que se deu apenas às 20h08”.
Em ofício, a comissão afirmou que o ocorrido “merece investigação” e pede o envio da documentação referente ao caso para acompanhamento. A Secretaria de Saúde ainda deverá comunicar o andamento do processo de apuração aos vereadores.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.