Com cerca de 300 adolescentes atrasados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19, a prefeitura de Descalvado (SP) decidiu pedir ajuda às escolas para incentivar sobre a importância de se completar o esquema vacinal.
É de conhecimento geral que a proteção contra a doença só vem com a aplicação da segunda dose. Por conta da preocupação com a quantidade de jovens na “lista dos faltosos”, foi preciso inovar.
“Fizemos um contato com os diretores das escolas para que nos ajudem a convencer esses alunos, ou aqueles que não ficaram sabendo que a vacina foi adiantada”, explicou Micheli Fabiana Longo, enfermeira e coordenadora do Centro de Saúde.
Para a profissional da saúde, a vacinação segue caminhando na cidade, mas muitas pessoas não se atentaram a respeito da antecipação da segunda dose para o público em geral.
“Quando parte dos adolescentes tomou a primeira dose, o prazo era de 12 semanas. A bula da vacina fala que com 28 dias a gente já pode fazer a segunda dose, e como temos vacinas disponíveis para isso, estamos fazendo com 28 dias. Os adolescentes que já tomaram há 28 dias podem comparecer para tomar a segunda dose”, disse Michelli.
A preocupação continua com os atrasados com a dose de reforço, ou a chamada terceira dose, que neste momento pode ser tomada por idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde que tenham intervalo de seis meses da segunda dose.
“Os pacientes imunossuprimidos, que são aqueles que têm doenças que diminuem a imunidade, que fazem quimioterapia, hemodiálise ou uso de corticoide, também devem diminuir o prazo para 28 dias”, completou a enfermeira.
Vacinômetro
A cidade, que faz parte da Diretoria Regional de Saúde III (DRS-III), aplicou 58.063 doses até o momento, sendo que 27.518 pessoas tomaram a primeira dose e outras 26.504 pessoas completaram o esquema vacinal.
No ranking estadual que calcula o percentual da população com esquema vacinal completo, o município é o 164º, com 78,16%.