São Carlos registrou 59 novos casos de dengue nos últimos cinco dias encerrados na quarta-feira (27), segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
O total de casos da doença passou a 833 positivados neste ano.
Com os novos resultados, a taxa de infectados para cada 100 mil habitantes chegou em 327. Todo número acima dos 300 é considerado epidemia pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde.
Mesmo que diante de cenário de epidemia, a pasta não decretará estado de emergência no município, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde.
“Não vamos decretar emergência porque a nossa capacidade assistencial na rede pública de saúde não está sobrecarregada, ou seja, as nossas unidades, assim como os hospitais da cidade, têm atendido as demandas sem intercorrências. Além disso, o município tem intensificado as ações. Os nossos agentes de combate às endemias diariamente realizam vistorias em residências, eliminam criadouros do mosquito e a Secretaria de Serviços Públicos está com mais equipes trabalhando na zeladoria da cidade”, justifica Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde.
A diretora falou, ainda, sobre a aquisição dos testes rápidos para diagnosticar a dengue.
“Nenhum município está recebendo do Ministério da Saúde nem os kits para testes e nem ajuda para aquisição dos mesmos. Estamos com processo licitatório para fazer essa compra, porém também estamos verificando uma demora por parte de fornecedores para fazer a entrega aos municípios, uma vez que a demanda aumentou muito”, ressaltou.
Neste momento as pessoas que procuram as unidades de saúde ou UPAs com sintomas da doença fazem o exame de hemograma, a sorologia, que demora em média de 2 a 4 horas para ficar pronto, durante essa espera, dependendo do caso, o paciente já passa por reidratação.