A Diocese de São Carlos (SP) revogou a suspensão do decreto sobre o preceito dominical e agora passa a liberar as missas presenciais sem capacidade máxima de fiéis em todas as cidades que contempla.
Em decreto, o bispo Dom Eduardo Malaspina reforçou que “é chegada a hora de retornar a normalidade da vida cristã”, mas ainda seguindo as medidas sanitárias de higienização.
O uso de máscara fácil e álcool gel para higienização continuam obrigatórios. O distanciamento entre fiéis e a capacidade máxima, no entanto, ficam sob responsabilidade de cada paróquia, assim como a transmissão virtual das missas.
Entenda o que é
O preceito dominical faz parte do Código de Direito Canônico, que vai desde normativas aos fiéis até membros do clero como padres e bispo, e diz sobre a obrigatoriedade de católicos irem à missa.
Quando começou a pandemia, o bispo suspendeu essa obrigatoriedade para que os fiéis que não fossem à missa, não se sentissem “cometendo um pecado”.
Agora, com a revogação do decreto, o bispo está incentivando fiéis que ainda se encontram ausentes da participação presencial das missas a retornarem à comunidade.