A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou e o dirigível de São Carlos estreou seu primeiro voo noturno no show da Madonna, no Rio de Janeiro, no último sábado (4).
De acordo com a agência, a aprovação da modificação de projeto que permitiu o feito noturno foi dada no mês de abril.
O dirigível ADB-3-3, da fabricante são-carlense Airship do Brasil, é figurinha frequente nos céus da Capital da Tecnologia.
Na primeira operação à noite, o dirigível pode ser visto por 1,6 milhão de pessoas naquele que foi um dos maiores shows dos últimos anos.
O dirigível ADB-3-3 já estava em operação no país desde 2022, quando recebeu o Certificado de Tipo emitido pela ANAC, podendo realizar apenas voos diurnos. Com a nova aprovação, a Agência validou aspectos técnicos relacionados aos instrumentos, instalações elétricas e iluminação do dirigível, atentando para a segurança da aeronave na realização de voos noturnos.
Derivado de um projeto norte-americano (modelo 138S), o dirigível foi adquirido pela Airship do Brasil e transferido para a empresa em 2018. A aeronave opera com um motor e um envelope de 3.908 m³ e possui capacidade para 6 assentos. A aeronave já foi utilizada para ações de publicidade em diversas cidades do país incluindo Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.