O departamento de Zoonoses de Dourado realiza, entre segunda e quarta-feira (25 e 27), a castração gratuita de 80 gatos e 20 cachorros. Até novembro, a estimativa é de quase 500 animais castrados.
Segundo o departamento, a importância da castração inclui pontos como: diminuição de superpopulação pet; redução de doenças e do comportamento de cio; evitar o aumento de animais nas ruas.
Neste momento, os donos dos pets classificados para as castrações estão sendo contatados por telefone, mas é importante que a população realize o cadastro para que seja contemplada nas próximas ações que devem ocorrer até o fim do ano.
LEIA MAIS
São Carlos deve ter chuva nesta semana; frente fria se afasta
São Carlos teve mais de 450 acidentes de trânsito no 1º semestre
O departamento de Zoonoses fica na Rua Padre Sampaio, nº 360, no Jardim Aerporto, no mesmo local que a Vigilância Sanitária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3345-3112.
Cuidados pré e pós castração
Antes do procedimento, o veterinário deve verificar a saúde do animal e orientar o tutor sobre a restrição hídrica de no mínimo seis horas e alimentação de no mínimo 12 horas.
Após a cirurgia é importante que sejam mantidos os cuidados necessários para a recuperação do animal, principalmente o repouso. O tutor deve disponibilizar água e ração para o bichinho se alimentar quando tiver vontade, mas não se deve forçar a alimentação.
O tutor também deverá seguir as orientações passadas pelo veterinário para limpeza da sutura e retirada do curativo. Neste período de recuperação, o animal precisar ficar com o colar para evitar a contaminação do local da cirurgia.
VEJA TAMBÉM
Pelo menos 52% das MPEs do comércio investiram em digitalização em 2022