A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), abriu nesta segunda-feira (12) as inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare). Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), são 10 vagas de residência médica em três áreas.
O processo seletivo nacional unificado contempla instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com vagas de Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional ou Multiprofissional), reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido.
No total, são mais de quatro mil vagas de residências em 92 instituições. Na UFSCar, são quatro vagas para Clínica Médica, duas vagas para Medicina de Família e Comunidade e quatro vagas para Pediatria.
As provas objetivas estão previstas para o dia 6 de novembro. A previsão é que o resultado seja divulgado no final deste ano, uma vez que o período para a matrícula dos aprovados é de 10 de fevereiro a 31 de março de 2023.
Sobre o Enare
O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e candidatos. Nas duas primeiras edições, as instituições participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção.
Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidade de escolha de onde o residente quer atuar, dentre outras.
Veja também