- Publicidade -
CotidianoEESC destaca contribuições de Paulo Freire no ensino da engenharia

EESC destaca contribuições de Paulo Freire no ensino da engenharia

Evento será realizado dia 15 de dezembro; entre os dias 10 e 20, também haverá exposição virtual com algumas das obras do patrono da educação brasileira

- Publicidade -

O educador pernambucano Paulo Freire morreu em 1997 (Foto: Reprodução/Centro Cultural São Paulo)
O educador pernambucano Paulo Freire morreu em 1997 (Foto: Reprodução/Centro Cultural São Paulo)

Na próxima quarta-feira (15), às 14h, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) promove o evento “100 anos de Paulo Freire: uma reflexão sobre o ensino de engenharia”. Um colóquio destacará as contribuições do patrono da educação brasileira para o ensino da engenharia. 

- Publicidade -

A mesa será composta por Vilma Alves de Oliveira, presidente da Comissão de Graduação da EESC-USP, que falará sobre “Integração no Ensino de Engenharia”, Maria Arminda do Nascimento Arruda, coordenadora do Escritório USP Mulheres, que abordará a “Inclusão e Transformação Social”, e Cristiano Cordeiro Cruz, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que trará o tema “Filosofia da Tecnologia e da Engenharia”. 

O colóquio será mediado por Marco Henrique Terra, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da EESC. “Essa é uma homenagem aos cem anos do nascimento de Paulo Freire, que está sendo celebrado em várias universidades pelo mundo afora, como aconteceu recentemente na Universidade de Cambridge, onde houve uma inauguração de um busto em homenagem a ele, o primeiro de um brasileiro naquela universidade”. 

Para Terra, o fato de Paulo Freire ser tão reconhecido pela forma como ele concebe a educação, onde o pensamento crítico é peça chave, “é abrangente o suficiente para, também, ser considerado na Engenharia”. 

“Aqui na EESC, temos preocupação com tecnologia e com a fronteira do conhecimento em ciência aplicada, também com cultura e extensão. Temos várias iniciativas que concedem bolsas de pré-iniciação científica, para o ensino de Física, Matemática e Inglês, voltadas para alunos de escolas públicas. Portanto, ensino e pesquisa em engenharia de ponta combina com inclusão social, um dos pilares do patrono da educação brasileira”, destaca Terra. 

Além do colóquio, entre os dias 10 e 20 de dezembro a EESC também realiza uma exposição virtual de livros com algumas das obras de Paulo Freire. A exposição é organizada pela Editora USP (EDUSP) em parceria com a Editora da Universidade Federal de São Carlos (EDUFSCar). Mais informações sobre a exposição e o evento podem ser obtidas em http://paulofreire.eesc.usp.br/.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -