- Publicidade -
CotidianoEgresso da UFSCar propõe teste rápido simultâneo para três doenças

Egresso da UFSCar propõe teste rápido simultâneo para três doenças

Malária, leishmaniose e doença de chagas podem ser detectadas em proposta ganhadora de competição de ideias inovadoras

- Publicidade -

Teste rápido proposto dá diagnóstico de três doenças ao mesmo tempo. Foto: Divulgação
Teste rápido proposto dá diagnóstico de três doenças ao mesmo tempo. Foto: Divulgação

Uma proposta de teste rápido múltiplo capaz de diagnosticar doença de chagas, leishmaniose, malária e infecções causadas por bactérias conquistou o primeiro lugar do Falling Walls Lab Brazil 2021, na última sexta-feira (10). A competição reconhece e premia ideias inovadoras que podem gerar benefícios diretos à sociedade.

- Publicidade -

A proposta do pesquisador Georges Khouri, egresso da UFSCar, começou a amadurecer durante seu trabalho de conclusão de curso, que teve a orientação do professor Emanuel Carrilho do IQSC da USP e coorientação da professora Fernanda de Freitas Anibal, UFSCar.

“Durante praticamente toda minha graduação, a maioria dos professores sempre focou em estimular os alunos a seguirem carreira acadêmica, ou seja, não éramos incentivados a optar pelo caminho do empreendedorismo. Mas quando comecei meu TCC com o professor Emanuel e a professora Fernanda, isso mudou, pois eles foram os que mais me apoiaram a abrir uma empresa a partir da ideia que estávamos implementando no teste rápido. Isso foi muito importante para mim, pois é algo que sempre sonhei”, conta o pesquisador, que hoje é mestrando da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pretende, em breve, abrir uma startup.

O projeto do cientista busca a criação de um dispositivo que barateie e acelere, principalmente, o diagnóstico de chagas, leishmaniose e malária, três doenças consideradas negligenciadas.

A ideia com o desenvolvimento de uma única plataforma capaz de detectar as três patologias é evitar diagnósticos imprecisos e, consequentemente, a ingestão desnecessária de medicamentos, especialmente em regiões menos desenvolvidas, que não dispõem de uma ampla rede de saúde, como o Norte e Nordeste do país, bem como os continentes africano e asiático. Além disso, o pesquisador explica que unir diferentes testes em apenas um produto facilita a logística de transporte dos equipamentos.

“Atualmente, há muita dificuldade em garantir o diagnóstico correto de algumas doenças, principalmente porque muitas vezes os sintomas são subjetivos, como febre e dores de cabeça, o que leva, por vezes, ao diagnóstico equivocado de muitos pacientes. Vimos isso acontecer recentemente no caso do novo coronavírus”, destacou.

- Publicidade -

Durante o TCC, que foi defendido em 2019, o especialista finalizou uma das etapas de desenvolvimento da tecnologia, a qual permitiu a detecção da leishmaniose. O objetivo é que, no futuro, o diagnóstico das demais doenças seja incorporado ao dispositivo.

O Falling Walls Lab Brazil é um evento promovido pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo desde 2013. Em 2021, a etapa brasileira elegeu as ideias mais transformadoras dentre 56 propostas inscritas por jovens pesquisadores, dos quais apenas 15 foram selecionados para a final. Cada candidato teve três minutos para apresentar em um vídeo em inglês a relevância e o poder transformador de sua ideia.

Com o primeiro lugar da competição, Georges conquistou o direito de representar o Brasil na etapa mundial da disputa, que ocorrerá no dia 7 de novembro, em Berlim, com outros 100 concorrentes de diversos países. O vencedor receberá o título Breakthrough Winner of the Year, na categoria Emerging Talents. O pesquisador brasileiro também recebeu como premiação uma ajuda de custo no valor de 500 euros da Euraxess Brasil para visitar um Instituto de pesquisa na Europa de sua preferência.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -