Na primeira semana de fase vermelha, menos de 41% da população aderiu ao isolamento social em São Carlos (SP). O município não tem bons índices desde o início do ano.
Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (Simi-SP). O menor índice foi na quinta (14) e sexta-feira (15), quando a cidade teve uma adesão de 39% da população. Nos outros dias, o índice se manteve em 41%.
Desde o início do mês a cidade não chega a 45% do isolamento social em dias úteis. Aos finais de semana, a média é de 50%, mas a porcentagem ainda está abaixo dos 60% recomendados pelo governo estadual.
Em fevereiro, o menor índice foi de 39% em três dias: 05; 11 e 12. Nos dias 1; 3 e 4, o isolamento atingiu 40% da população, e nos dias 2; 8; 9 e 10, 41%.
Em comparação de dados desde o início da pandemia, a cidade vem em uma queda de isolamento social constante. De março a agosto, o índice ficava entre 50% e 60%. De lá para cá, caiu para abaixo dos 50%.
Os dados também não ficam atrás do ranking estadual. Desde janeiro, o estado de São Paulo não atinge isolamento de 50% da população, pelo menos em dias úteis.
Medidas desesperadas
Na sexta-feira (12), o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus se reuniu para fazer um apelo à população: o pedido para que sejam respeitadas as medidas sanitárias contra a Covid-19.
“Estamos com dificuldade do alinhamento dos comerciantes e principalmente da população com os cuidados e a gravidade da doença. Infelizmente a doença e a fase vermelha do Plano São Paulo já não são vistas como antes”, disse o coordenador do comitê, Mateus de Aquino.
Neste momento, São Carlos (SP) está na fase vermelha do Plano São Paulo – a mais restritiva e que permite apenas o funcionamento de serviços essenciais -, e enfrentando um colapso na saúde pública, com ocupação total de leitos de UTI SUS Covid e uma crescente desenfreada de óbitos em decorrência da doença.
De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura, São Carlos contabiliza 9.172 casos positivos e 118 óbitos. A taxa de ocupação da UTI SUS está em 96,4% em leitos para adultos, com 26 internados. Na rede particular, mais 10 estão em estado grave.
Com a confirmação de novas cepas de Sars-CoV-2 em Araraquara (SP), a situação fica ainda mais grave. Segundo o médico sanitarista Rodolpho Telarolli Júnior, a chegada em São Carlos (SP) é “uma questão de tempo”.