Em 2021, o Conselho Tutelar de São Carlos atendeu 141 casos de violência sexual em crianças e adolescentes, entre suspeitos e confirmados. Nesta quarta-feira (18) é celebrado o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual dos menores.
Os dados foram divulgados pela prefeitura. Em 2020, segundo o órgão, foram atendidas 79 crianças e adolescentes, enquanto em 2019, antes da pandemia, foram atendidas 90 crianças e adolescentes.
Com atribuições previstas no Artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselheiros tutelares atendem situações de ameaça e violação de direitos, além de também atender e aconselhar os pais ou responsáveis e indicar as medidas de proteção da vítima.
Na cidade, as denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes devem ser realizadas diretamente no Conselho Tutelar pelo telefone (16) 3371-3930, podendo ser também denunciados na Delegacia da Mulher pelo (16) 3374-1345 ou nas forças policiais do município, 190 da Polícia Militar ou 153 da Guarda Municipal.
Campanha Não Pode
Nesta quinta-feira (19), às 9h, no auditório do Paço Municipal, a programação a campanha Não Pode oferece uma formação para o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e demais interessados.
Os conselheiros tutelares das unidades I e II também vão apresentar os números do município no contexto das violências.
As pediatras do Hospital Universitário (HU), Mariana Bueno da Silva San Felipe, do ambulatório multidisciplinar Adolescer, e Débora Cavalcanti, do ambulatório Acolher, vão ministrar palestras com temas relacionados ao atendimento de vítimas de violência.