- Publicidade -
CotidianoEm meio a surto de gripe, clínicas de São Carlos registram aumento na procura por vacina

Em meio a surto de gripe, clínicas de São Carlos registram aumento na procura por vacina

Cidade está em alerta por conta do aumento de pessoas com síndrome gripal buscando as unidades de saúde.

- Publicidade -

Campanha de imunização contra a gripe começa na segunda (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Vacinação (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

- Publicidade -

A procura pela vacina contra a gripe aumentou nas clínicas particulares de São Carlos (SP) no mês de dezembro. Cidade está em alerta por conta do aumento de pessoas com síndrome gripal buscando as unidades de saúde. Secretário de Saúde espera pela chegada de novos lotes em janeiro. 

Em uma das clínicas, já foram aplicadas 50 doses neste mês — 20 a mais do que no mês de novembro. “A gente percebeu uma procura maior, até por conta do surto em crianças a partir dos seis meses de vida, adultos e idosos. O que a gente mais percebeu foram adultos e idosos que não tomaram na época certa”, explicou a enfermeira Tatiana Wik. 

Sem encontrar a vacina nos postos de saúde, mãe e filha precisaram pagar pelas doses. A estudante Ester Lopes tomou a decisão pelo risco de contrair uma forma mais grave da doença. “A gente tomou as duas doses da vacina contra a Covid. Estávamos um pouco mais focadas na Covid. Como a gente percebeu que o vírus está atingindo muito mais pessoas, decidimos tomar”, explicou. 

O médico Paulo Scalli garante que a vacina ainda é a forma mais eficaz de combater o vírus influenza, mas ressalta que a vacina atual ainda não protege contra a mutação da variante Darwin, que está circulando no Brasil. Apesar disso, a dose ajuda a reduzir complicações causadas pelo vírus. “A vacina sempre é bem-vinda e sempre ajuda. Apesar de ela não ter essa mutação nova na estrutura, no próximo ano já virá, mas ela já prepara o sistema imunológico para uma defesa mais rápida e uma recuperação efetiva”, afirmou Scalli. 

SURTO DE GRIPE 

- Publicidade -

Na rede pública de São Carlos as doses só estão disponíveis para as grávidas. Enquanto isso, a cidade segue em alerta por conta de um surto de gripe. 

Na semana passada, em média, 58 pessoas por dia foram atendidas nas UPAs com sintomas de febre, dor de garante e tosse.  

O número de atendimentos diários já subiu para 97 nesta semana, o que representa um aumento de 77%.  

O secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, afirmou que um novo lote, já com a vacina eficaz contra a nova variante, deve chegar em São Carlos nos próximos dias. “Nós entramos em contato com o departamento regional de saúde de Araraquara, que representa o estado na nossa região, e fomos informados que a partir de janeiro receberemos essa vacina. A partir de janeiro, segundo o governo do estado, toda a população deverá ser vacinada para imunização contra esse surto”, explicou.  

CUIDADOS  

Enquanto a vacina não chega para todos, o importante é se cuidar. “A recomendação que nós demos para pessoas com suspeita da síndrome gripal é o distanciamento: 7 dias em casa, hidratação, boa alimentação, dormir bem. E preservar os cuidados: máscara, higiene das mãos, álcool gel, não ter muita aproximação”, disse o médico Paulo Scalli.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -