São Carlos totalizou, no primeiro quadrimestre do ano, mais de 1,2 mil ocorrências envolvendo furtos e roubos. Na comparação mensal e no mesmo período do ano passado, houve ligeira queda em alguns índices e aumento em outros. Os dados são da SSP (Secretaria de Segurança Pública).
De janeiro a abril foram 173 ocorrências de roubo, sendo 35 envolvendo veículos e cinco envolvendo cargas. Na comparação entre março e abril, houve um aumento de 16,6% – 42 casos totais em abril contra 36 em março.
Já em relação a furto, que na média histórica lidera o índice dos dois tipos de ocorrências, foram mais 1.098 furto totais, sendo 150 apenas de veículos. Comparando mensalmente, uma queda expressiva de 27,8% – os números passaram de 303 para 216.
VEJA TAMBÉM
Colisão entre ônibus e carro deixa dois mortos e quatro feridos em rodovia em Araras
Acidente entre dois carros causa congestionamento na Washington Luís, em São Carlos
Na comparação com o primeiro quadrimestre de 2022, o mesmo padrão – queda de 20,6% no número de furtos totais – somatória de ocorrências – e aumento discreto de 2,3% no número de roubos totais – também envolvendo carros.
No índice de produtividade policial, a força policial conseguiu recuperar 165 veículos produtos de furto/roubo nos quatro meses. Foram 49 em janeiro, 37 em fevereiro, 41 em março e 38 em abril. Em relação ao mesmo período do ano passado, aumento de 41%.
COMPARATIVO REGIONAL
No comparativo entre as três maiores cidades da região, também houve queda de furtos registrados pela Polícia Civil. O número mais expressivo foi em Rio Caro, com 20,1% a menos nas ocorrências gerais e 6,9% em casos envolvendo veículos.
No 1º quadrimestre também caíram os registros de roubo (-0,75%) e de furto de veículos (-19,35%). Apenas o crime de roubo de carro aumentou 6%, o que significa que foram roubados dois carros a mais do que no ano passado.
LEIA MAIS