Está chegando o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o país. Na região de São Carlos, pouco mais de 14,4 mil candidatos devem prestar a prova neste domingo (5) em sete cidades. (Confira o que pode ou não na prova abaixo)
O Exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia são feitas as questões de linguagens e códigos, ciências humanas e a redação, enquanto no segundo haverá provas de ciências da natureza e matemática.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, pelo horário de Brasília, sendo proibida a entrada do participante após o fechamento dos portões. No dia 5, a prova termina às 19h, e no dia 12, às 18h30.
As notas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
ENEM EM NÚMEROS
No Estado de São Paulo foram 590.770 inscritos, a maioria jovens de 17 anos (215.745), seguido por jovens de 18 anos (93.100) e jovens de 21 a 30 anos (83.048). Entre os treineiros, de 16 anos ou menos, estão cerca de 94 mil estudantes, e ainda há 1.250 pessoas igual ou acima de 60 anos.
Na região, São Carlos lidera o número de inscrições (5.794), seguido por Rio Claro (2.745), Pirassununga (1.620), Araras (1.487) e Porto Ferreira (1.298). Ainda há inscritos de Leme (964) e Ibaté (508).
O QUE PODE OU NÃO
Entre os itens obrigatórios estão: caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e documento de identificação válido, físico ou digital. Também é aconselhável levar o cartão de confirmação da inscrição e lanche e água.
Já na lista de itens proibidos – que se levados, serão guardados no envelope porta-objetos -, estão:
- Óculos escuros;
- Chapéu;
- Caneta de material não transparente;
- Lápis, lapiseira, borracha, régua, corretivo e livros;
- Chaves;
- Qualquer equipamento eletrônico (deverá estar desligado).
Quem não seguir as determinações acima pode ser eliminado da prova, e se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer som, a eliminação é cravada.