- Publicidade -
CotidianoEnem 2023: SP tem abstenção de 26% e fica abaixo da média nacional

Enem 2023: SP tem abstenção de 26% e fica abaixo da média nacional

Ministro da Educação informou que a Polícia Federal está investigando suposto vazamento das provas

- Publicidade -

O Estado de São Paulo registrou abstenção de 26,8% no primeiro dia do Enem 2023, índice abaixo da média nacional de 28,1%, segundo o Inep. A próxima prova será aplicada neste domingo (12), e na região de São Carlos, são cerca de 14 mil candidatos.

O estado paulista teve o maior número de presentes no primeiro dia de provas no país. Foram 590.789, de acordo com o balanço de aplicação. Mesmo assim, houve um aumento de 0,7% no número de ausentes em relação ao primeiro dia de provas do ano passado.

- Publicidade -

Neste primeiro dia, os candidatos responderam questões de linguagens, ciências humanas e a redação, cujo tema era “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Em todo o país 4.293 participantes foram eliminados pelas seguintes justificativas:

  • Portar equipamento eletrônico (emissão de som em sala de aula);
  • Ausência antes do horário permitido (permanência mínima era obrigatória até 15h30);
  • Utilizar impressos;
  • Não atender as orientações dos fiscais.

O balanço também apontou que 905 participantes foram afetados por problemas logísticos, entre eles: emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.

Nestes casos, os candidatos podem solicitar a reaplicação da prova entre os dias 13 e 17 de novembro, logo após o segundo dia de aplicação, que terá itens de ciências da natureza e matemática.

Balanço do Enem 2023 foi divulgado no domingo (Foto: Divulgação)

INVESTIGAÇÕES

Após o início da prova, circularam nas redes sociais imagens da página da redação, e a pedido do Inep, responsável pela aplicação da prova, a Polícia Federal abriu uma investigação para apurar a situação.

- Publicidade -

O ministro da Educação Camilo Santana (PT) informou que a PF realizou duas diligências, em Pernambuco e no Distrito Federal, e que a circulação aconteceu após o início da aplicação das provas, quando os portões estavam fechados.

Segundo o informe do Governo Federa, a PF também acompanha trabalhos de apuração interna do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obter mais informações sobre o caso e contribuir com os esclarecimentos devidos.

- Publicidade -
Thayná Cunha
Thayná Cunhahttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Repórter do acidade on desde 2019. Graduada em jornalismo pela Uniara e pós-graduada em Marketing e Mídias Digitais, atuou como assessora de imprensa e social media e escreve, principalmente, sobre lazer, cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -