- Publicidade -
CotidianoEnem: estudantes falam sobre dificuldades e preparações para 2º dia

Enem: estudantes falam sobre dificuldades e preparações para 2º dia

Jovens enfrentam o desafio de se preparar através do ensino híbrido; portões fecharam sem atrasados na Unicep de São Carlos

- Publicidade -

Segundo dia do Enem 2021. Foto: CBN São Carlos
Segundo dia do Enem 2021. Foto: CBN São Carlos

Esforço, desafio e adaptação. Tanto entre estudantes quanto em treineiros, o segundo dia de Enem 2021 em São Carlos (SP) promete ser de ainda mais dedicação. Os portões fecharam às 13h, e sem intercorrências ou atrasados no prédio da Unicep. 

- Publicidade -

Ana Julia Strano, de 17 anos, está prestando o vestibular para tentar uma vaga em Jornalismo. O fato de ter sido treineira no ano passado e já conhecer a resistência da prova ajudou a estudante na primeira prova deste ano. 

“Eu gosto mais de humanas, então sinto que a semana passada era minha zona de conforto. Essa é um pouco mais desafiadora, mas eu falo: tem que ir, colocar o coração para acalmar. A gente se preparou e fez o que tinha que fazer, agora vamos fazer a prova com o que a gente sabe”, disse. 

Ela ressaltou que demorou para se adaptar ao ensino remoto, mas sente que conseguiu recuperar os estudos neste ano. “Como esse ano conseguimos voltar para o ensino híbrido, eu sinto que estou mais preparada por isso, consegui retomar temas do ano passado e por esse ano ter me dedicado mesmo, sinto que valeu a pena”, completou. 

A professora Maria da Paz Ferreira do Nascimento foi acompanhar a filha de 17 anos em sua primeira vez prestando a prova e relatou que viu toda a dificuldade passada neste período de pandemia em relação aos estudos, mas acredita que a jovem está mais tranquila. 

“Disciplinas com química, física e matemática são muito difíceis, principalmente para quem não tem tanta afinidade com exatas. Disse a ela para fazer com tranquilidade. Essa é a geração da transição pandêmica, eles são um marco para a educação”, disse.  

- Publicidade -

Segundo dia do Enem 2021. Foto: CBN São Carlos
Segundo dia do Enem 2021. Foto: CBN São Carlos

Treineiros
A jovem Gabriela Oliveira Souza Leite, de 15 anos, está prestando o Enem para treinar e se preparar para quando for concorrer à sua vaga em Medicina, Biomedicina ou Enfermagem. 

“Para ter mais experiência de como é para não entrar em desespero quando for fazer pela primeira vez de verdade, a gente fica muito nervoso pensando como vai ser, e quando fazemos dois anos antes vamos ter uma experiência. Tive uma boa ideia de como é, pensava que era um pouco mais difícil, mas deu certo”, comentou. 

A estudante Kauana Carolina da Silva Sgobi, de 17 anos, também é treineira, mas ainda não sabe o curso que quer seguir. Neste momento, o objetivo é se preparar. “Eu vim para ver como é a prova, para ter uma base do que vou precisar para o ano que vem. Por mais que seja um treino, a gente sempre fica ansioso porque não sabe o que esperar”, relatou.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -