- Publicidade -
CotidianoEntenda a funcionalidade das câmeras instaladas na Praça Itália, em São Carlos

Entenda a funcionalidade das câmeras instaladas na Praça Itália, em São Carlos

Especulações indicava que seriam novos radares ou fiscalização das vias que foram inauguradas recentemente; a novela dos semáforos também tem sido comentada

- Publicidade -

- Publicidade -
Câmeras instaladas na rotatória da Praça Itália. Foto: acidade on

Muito se especulou se as novas câmeras instaladas na região da Praça Itália, em São Carlos, seriam possíveis novos radares ou fiscalização das vias. No entanto, segundo o departamento de Trânsito, os equipamentos servem apenas para ampliação de segurança nas principais regiões.

De acordo com Evandro Carlos Domingues, chefe da fiscalização de trânsito, a especulação de que as imagens das câmeras seriam utilizadas para aplicação de multa em relação à velocidade é falsa.

“Se for fazer isso, nas vias que for fiscalizar vamos ter que ter a sinalização indicativa como existe no radar, indicando que aquele trecho é fiscalizado por videomonitoramento”, explicou.

Ainda de acordo com Domingues, a Resolução 909 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de 28 de março de 2022, agora permite que o videomonitoramento seja usado para autuação e condutores e veículos, cujas infrações tenham sido detectadas pelo sistema. (Leia aqui)

“[No momento] O trânsito não está sendo monitorado por esse equipamento. Pode ser feito, mas até então a Secretaria de Trânsito não está operando essas câmeras para fiscalização”, disse. 

- Publicidade -

Câmeras instaladas na rotatória da Praça Itália. Foto: acidade on

Semáforos na região
Um dos fatos que também causou estranheza foi que na terça-feira (7) a prefeitura inaugurou a obra de duplicação da região sem os semáforos que tinham sido colocados em novembro de 2020.

Os equipamentos não chegaram a funcionar oficialmente, e no final de dezembro de 2021, mais de um ano após as instalações e entre a troca de secretários da pasta de Transporte e Trânsito, eles foram retirados e guardados – também sem aviso prévio da administração.

À época, o secretário Paulo Sérgio Luciano defendeu que a retirada foi ocasionada pelo vandalismo e depredação e disse que a nova semaforização seria feita após o término da obra. Os investimentos totalizaram em torno de R$ 100 mil.

Hoje, a prefeitura informou que o departamento de Trânsito ainda está analisando o tráfego para verificar a necessidade das instalações. A região já recebeu a nova sinalização prevista anteriormente, com mudança de vias para adequação ao projeto feito pela Rumo.   

“A princípio vai ficar essas placas de Pare porque ainda está em processo de remodelagem do trecho, da rotatória. Estão sendo feitas intervenções, então vai ser aos poucos e o projeto vai ser moldado”, completou Domingues.  

Semáforos da Praça Itália vão entrar em funcionamento até o início de junho. Foto: CBN São Carlos

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -