- Publicidade -
CotidianoEquipamento que possibilita analisar células na tela do celular ganha patente em São Carlos

Equipamento que possibilita analisar células na tela do celular ganha patente em São Carlos

A possibilidade de obtenção de imagem do tecido in vivo com resolução microscópica traz um grande avanço para a avaliação clínica dos pacientes no consultório

- Publicidade -

 

Invenção possibilita maior rapidez no diagnóstico de doenças. (Foto: Divulgação/IFSC)
Invenção possibilita maior rapidez no diagnóstico de doenças. (Foto: Divulgação/IFSC)

Um microendoscópio que pode ser acoplado a um smartphone é a 20ª invenção do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a receber uma patente.

- Publicidade -

O invento, chamado de microendoscópio de refletância e fluorescência portátil pode fazer imagens microscópicas de células e tecidos. Ele é indicado para auxiliar no diagnóstico de lesões da mucosa da boca e do colo do útero. A invenção é da autoria de Cristina Kurachi, Sebastião Pratavieira, Pablo Gómez Garcia e Ramon Gabriel Teixeira Rosa.

VEJA TAMBÉM
Inscrições para o Prouni começam na terça-feira
EJA e Mova estão com inscrições abertas em São Carlos
 

O equipamento é constituído por um mini-microscópio de uso manual conectado a uma sonda (conjunto de fibras ópticas), que permite uma visualização amplificada de células e tecidos em tempo real, através de um smartphone que pode também gravar as imagens para posterior análise.

Para o professor Sebastião Pratavieira, do IFSC, o novo aparelho pode possibilitar um salto no diagnóstico de enfermidades.

“Como a ciência não para, hoje demos mais um salto na inovação, fizemos diversas alterações e aí conseguimos desenvolver, através de miniaturização, um microscópio que, com várias lentes e com uma fina fibra óptica – que é um guia de luz -, pode ser conectado a um smartphone e gravar todas as imagens que são obtidas nas células e tecidos das mucosas, com a finalidade de diagnosticar as doenças. Outra hipótese é utilizar o mesmo equipamento para análises microscópicas em lâminas histológicas”, relata o pesquisador.

A docente e pesquisadora do IFSC, Cristina Kurachi, orientadora do trabalho da patente, explica que “métodos de diagnóstico que auxiliem a avaliação do paciente na cadeira do consultório e com análise em tempo real são de grande relevância para diminuir o tempo e os custos relacionados ao diagnóstico de diferentes doenças”.

- Publicidade -

O projeto foi realizado durante o estágio do aluno Pablo Gómez García, na época como visitante no IFSC/USP e com a colaboração do aluno de doutorado Ramon Gabriel Teixeira Rosa. A possibilidade de obtenção de imagem do tecido in vivo com resolução microscópica traz um grande avanço para a avaliação clínica dos pacientes no consultório, sendo que com o uso acoplado ao smartphone torna o método de incorporação mais viável pelos médicos e dentistas.

LEIA MAIS
Vacina bivalente contra a covid-19 começa a ser aplicada hoje
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -