A escritora Isabel Campos lançou, neste sábado (8), no Parque Ecológico de São Carlos, o livro infantil ‘A Casa da Mãe Joaninha’, que traz debates como a importância da preservação do meio ambiente por meio da reciclagem e a necessidade de consciência ambiental.
Com páginas coloridas e cheias de ilustrações, a obra discute e ensina os leitores sobre reciclagem e educação ambiental, importante tanto para a natureza como para o mundo em geral.
Isabel frisa que, embora ilustrativa, essa não é uma obra destinada apenas às crianças, mas sim para toda família. “Elas vão aprender o destino do material reciclável, ter mais consciência em relação ao consumo”, disse.
VEJA TAMBÉM
Consumidores da região podem trocar recicláveis por descontos na conta de energia
USP São Carlos lança plataforma que monitora áreas verdes e vulnerabilidade ambiental das cidades
A autora contou que o projeto surgiu há cerca de dez anos e que agora está sendo “desengavetado” devido a importância de se debater sobre o tema nos dias de hoje.
“A minha filha participava de um projeto de consumo solidário e me pediu para escrever uma história sobre educação ambiental, que ela teria que apresentar em uma escolinha”, contou.
Os desenhos que estampam as páginas da Casa da Mãe Joaninha foram feitos pelo ilustrador Mateus Teixeira. “Gostei de criar o personagem, de ilustrar as ideias, e é muito importante para trazer conscientização para as crianças da importância da reciclagem”, disse.
Com o lançamento, o objetivo é que o livro chegue às escolas para que os estudantes aprendam, de maneira didática e simples, já que ensinar às crianças é uma das melhores formas de ensinar a toda a população.
“Quando a gente trabalha com criança, o alcance é maior, porque a criança leva para dentro do seu lar, dentro da sua comunidade, do condomínio, no parquinho, ela leva essas informações, esse conhecimento que foi adquirido”, explicou Samanta Campos, chefe administrativa do Parque Ecológico.
*Com informações da EPTV Central.
LEIA MAIS