Rio Claro já tem o março mais quente da cidade desde 1994. Na semana passada, as temperaturas dos termômetros ultrapassaram os 35 graus, mas a sensação térmica foi ainda maior.
Aparecida Perdigão trabalha como auxiliar em um banco de sangue e resolveu caminhar no parque com a mãe e uma amiga com o intuito de encontrar um refresco do forte calor.
“Insuportável. Às vezes, fica até difícil a gente sair de casa porque a rua está muito quente”, disse ela em entrevista à EPTV.
Sensação térmica
A sensação térmica pode ser definida como a forma como sentimos a temperatura do ar, sendo que em muitas vezes ela pode ser mais alta do que a temperatura real. Em conjunto com a umidade do ar, que é a quantidade de água no ar, e a radiação solar (energia que é emitida pelo sol), o calor é construído.
Segundo Carlo Burigo, técnico do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), explica que desde o final da primavera houveram várias ondas de calor, sendo a deste mês uma das mais fortes.
“Teve uma bolha de ar quente, associada a uma alta pressão, e essa alta pressão fez uma ‘tampa’, segurando esse ar quente próximo ao sol, ela foi expandindo. Começou a formar no Paraguai, norte da Argentina, e chegou até uma parte do Estado de São Paulo”, afirmou.
Ainda segundo o profissional, esse cenário segurou um pouco a frente fria. Ele destaca a importância das nuvens neste momento.
“Quanto mais umidade do ar, mais calor retém na atmosfera. E, também, os raios solares ajudam a aumentar essa sensação térmica. A nuvem é como uma proteção, então, quando temos o tempo limpo, a sensação de calor é maior e os raios são mais prejudiciais à saúde. Quando o tempo está nublado, essa ultravioleta é bem menor porque as nuvens bloqueiam um pouco”, ressaltou.
O outono terá mais alguns dias com as temperaturas elevadas, com a diminuição acontecendo gradativamente.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.