- Publicidade -
CotidianoEstado implementa novo currículo para alunos da 1ª série do ensino médio

Estado implementa novo currículo para alunos da 1ª série do ensino médio

Novo currículo deve aproximar estudantes das transformações da sociedade e do mundo do trabalho; alterações passam a valer a partir de junho

- Publicidade -

Escolas estaduais retomaram atividades presenciais em São Carlos (SP) Foto: CBN São Carlos

Em conjunto com o ano letivo de 2021, o Governo do Estado de São Paulo deve iniciar também a implementação de um novo currículo paulista para a 1ª série do ensino médio. 

- Publicidade -

O Estado foi o primeiro a construir o documento determinado pela Lei da Reforma do Ensino Médio, sancionada em 2017. As novas diretrizes permitem que o aluno opte por áreas em que mais se identifica para aprofundar seus conhecimentos sem precisar passar mais tempo na escola.  

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO CARLOS E REGIÃO

A partir de junho, estudantes escolherão quais itinerários vão cursar a partir da 2ª série. “O novo ensino médio tem como principal vantagem aproximar os estudantes das transformações da sociedade e do mundo do trabalho”, destaca o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares. 

Uma consulta pública realizada no ano passado, mostrou que 49% dos alunos têm interesse em seguir na área de formação técnica e profissional. Outros 46% sinalizaram que vão optar pela área de linguagens, seguida por ciências da natureza (35%), matemática (31%) e ciências humanas (28%). 

Estrutura do currículo
O currículo do ensino médio paulista está estruturado em 3.150 horas, distribuídas em um período de três anos. Do montante total da carga horária, 1.800 horas são destinadas à formação básica e o restante, 1.350 horas, é referente aos itinerários formativos. Estes itinerários terão mais do que a carga mínima prevista na legislação. 

- Publicidade -

Na formação geral básica, os estudantes terão os componentes curriculares divididos em áreas de conhecimento como linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física e língua estrangeira); matemática; ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); e ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física). 

Na carga horária referente aos itinerários formativos, o estudante precisa escolher uma ou duas áreas de conhecimento da formação geral para aprofundar seus estudos, ou ainda, a formação técnica e profissional para se especializar. 

Os componentes do programa Inova Educação também farão parte dos itinerários formativos, com as disciplinas de eletivas (educação financeira, teatro, empreendedorismo), projeto de vida (aulas que ajudam o estudante na gestão do próprio tempo, na organização pessoal, no compromisso com a comunidade) e tecnologia e inovação (mídias digitais, robótica e programação). 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -