- Publicidade -
CotidianoEstudantes relatam aumento de assaltos próximos à USP São Carlos

Estudantes relatam aumento de assaltos próximos à USP São Carlos

Na última sexta-feira (24), três jovens tiveram os celulares roubados por homens armados. Em nota, a universidade alegou que tem reforçado a segurança

- Publicidade -

 

Estudantes relatam aumento de assaltos próximos à USP São Carlos. (Foto: Maurício Duch)
Estudantes relatam aumento de assaltos próximos à USP São Carlos. (Foto: Maurício Duch)

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, relataram aumento nos casos de assalto e furto em ruas e avenidas próximas ao campus. 

- Publicidade -

Além dos pertences levados, os universitários alegam aumento da violência, já que em várias abordagens os criminosos estavam armados, de modo a extorquir os objetos sob ameaças. 

Na última sexta-feira (24), três estudantes tiveram os celulares roubados por dois homens armados que estavam em uma moto. O caso aconteceu por volta das 18h20 na esquina da Rua Achile Bassi com a Jacinto Favoreto, bem próximo a saída da Escola de Engenharia de São Carlos (Eesc). 

Os jovens relataram que a rua estava bem movimentada, com vários carros passando pelo local no momento do ocorrido, mas que, mesmo em plena luz do dia e com bastante movimento, a situação não impediu a ação dos criminosos, que fugiram levando os aparelhos.  

VEJA TAMBÉM  

Cliente é assaltado enquanto esperava lanche em São Carlos 
Jovens têm celular roubado em assalto à mão armada em São Carlos 

- Publicidade -

Uma jovem também estudante da USP contou que, há cerca de um mês, presenciou dois homens armados assaltando três amigos, por volta das 21h na Rua Episcopal. Mais uma vez, os criminosos levaram os celulares das vítimas.  

“Tem piorado muito por esses tempos. Quase todo final de semana tem pelo menos um assalto e as ocorrências têm sido piores também, pelo menos eu não ouvia tantos relatos de assalto à mão armada até o ano passado. Agora, quase todos são assim. Todos que aconteceram no último mês foram assim”, relatou uma das vítimas.

Mas não é de hoje  

A falta de segurança no campus não é recente e tem preocupado os estudantes cada vez mais. Em dezembro de 2021, outra jovem foi vítima da violência próximo à universidade. 

A jovem relatou que caminhava a pé com uma mochila na saída do Departamento de Matemática da USP, quando foi surpreendida por três homens em um carro. Um dos criminosos desceu do veículo e apontou uma arma no peito da jovem. Eles a derrubaram no chão e fugiram levando o celular. 

O que diz a universidade 

Em nota, a reitoria da universidade alegou que não foram registradas ocorrências de roubos dentro do campus e que tem investido em segurança a partir da contratação de guardas para as portarias e para a realização de rondas frequentes dentro da unidade e próximo às principais entradas. 

Além disso, a administração alegou que, recentemente, instalou câmeras mais modernas nas dependências do campus e tem feito o monitoramento das atividades por meio de um drone. 

Também houve investimento na iluminação do campus e em uma rede de segurança tecnológica, por meio do desenvolvimento de um aplicativo que emite alertas de emergência e que registra ocorrências, acionando diretamente a guarda universitária.
 
LEIA MAIS 
 
IFSP São Carlos abre inscrições para vestibular; veja cursos 
UFSCar realiza 7ª Semana dos Estudantes Indígenas; veja programação

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -