- Publicidade -
CotidianoFake news indicam tratamentos falsos contra a dengue

Fake news indicam tratamentos falsos contra a dengue

Alimentos não reduzem a carga viral e podem ser até contraindicados em caso de dengue

- Publicidade -

Uso de suco de limão, caldo de cana e remédio parasitário não são eficazes contra a dengue, alertou o Ministério da Saúde.

O assunto é tema de fake news postadas nas redes sociais com a alta de casos da doença em todo o país.

- Publicidade -

Uma das teses de desinformação replicada nas redes é que o suco de limão “neutraliza” a carga viral da dengue em pacientes com infecção. A Associação Brasileira de Nutrição, porém, desmente e afirma, inclusive, que alimentos que contém salicilatos e os de ação antitrombótica, como o limão, devem ser evitados em casa de suspeita de dengue.

“Além do limão, os infectados pela dengue devem evitar consumir abricó, ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, groselha, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, passa, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate e uva”, afirmou o ministério em nota.

Outra fake news em circulação atribui ao caldo de cana o efeito neutralizador da carga viral. O efeito curador não existe. O caldo não tem contraindicação, ao contrário do limão.

E a ivermectina?

O remédio antiparasitário voltou a ganhar holofotes como possível solução, desta vez, para a dengue. Não há dado ou fonte que comprove a afirmação, segundo a pasta da Saúde.

Além de ser inútil para a Covid, a ivermectina é ineficaz em diminuir a carga viral da dengue. “O Ministério da Saúde não reconhece qualquer protocolo que inclua o remédio para o tratamento da doença”.

- Publicidade -

FIQUE ON!📲

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -