Moradores de vários bairros de São Carlos continuam sofrendo com o desabastecimento de água justamente nos períodos mais quentes do ano. De acordo com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a justificativa é o alto consumo devido ao calor vivido desde o final de semana.
No apartamento da moradora Carolina Alves, na região do Distrito Industrial Miguel Abdelnur, são dois dias consecutivos sem uma gota para conseguir fazer as tarefas básicas do cotidiano.
“Trabalhamos o dia todo e quando chegamos em casa queremos pelo menos ter o direito de tomar banho e dar banho nos nossos filhos, que passam o dia na escola. Essa falta tem acontecido com certa frequência e todo o condomínio está indignado com a situação”, relatou.
VEJA TAMBÉM
Região de São Carlos terá mais um dia de calor extremo; temperaturas vão aliviar em breve
Sob sol, São Carlos atinge 42°C nesta segunda-feira e situação pode piorar mais
Na região do Cidade Aracy, a situação – que é frequente aos finais de semana, principalmente – vem prejudicando os moradores desde sexta-feira, pelo menos. “Tenho uma bebê e um idoso em casa, e como ficamos sem água? Ligamos lá para reclamar e eles falam que não tem o que fazer, que toda semana está em manutenção”, relatou Jaqueline Santos.
“Estamos sendo privados de nossas necessidades básicas e a informação que o Saae disponibilizou é a de que a falta está ocorrendo em toda a cidade. Entretanto, em contato com pessoas de outros bairros, percebemos que isso não é verdade”, disse Luana de Souza.
JUSTIFICATIVAS E SOLUÇÕES
Para os problemas citados, a justificativa do Saae é o aumento do consumo provocado pelas elevadas temperaturas. “Somente no último fim de semana os registros de telemetria do Saae, que fazem o monitoramento e medição dos reservatórios da cidade, apontaram um crescimento médio de 37% na vazão/consumo”, informou em nota.
No caso específico do Distrito Industrial, a autarquia salientou que o abastecimento é feito pelos reservatórios da Vila Nery, Vila Alpes e Rui Barbosa, que “estão recuperando seus níveis satisfatórios ou, pelo menos, razoáveis”.
A autarquia também informou que o reabastecimento vai depender do tempo de recuperação da capacidade dos reservatórios, mas reforçou que a capacidade está sendo retomada.
“Os reservatórios que têm alta vazão, por causa da alta demanda, precisam de um tempo natural de recuperação, porque o Saae não ‘fabrica água’, apelas coleta, trata, armazena e distribui”, diz a nota.
CONSUMO CONSCIENTE
Com as altas temperaturas que devem permanecer na Primavera, é importante que a população tenha um consumo consciente. Confira algumas dicas para diminuir o consumo:
- Reduzir o tempo de banho e manter o chuveiro desligado para uso de sabonete e produtos capilares;
- Reutilizar água sempre que possível;
- Evitar lavar calçadas e veículos neste período;
- Evitar deixar torneiras e mangueiras abertas em momentos do cotidiano;
- Acionar a válvula da descarga somente quando necessário e evitar jogar objetos como papel e pontas de cigarro dentro do vaso, para evitar entupimentos.
LEIA MAIS
Alexandre de Moraes vota pela condenação de mais cinco réus pelo 8 de janeiro