Moradores de São Carlos (SP) que têm diabetes tipo 1 sofrem com a falta de seringas para a aplicação de insulina que é distribuída na rede pública de saúde. Com o orçamento apertado, muitos não conseguem comprar o utensílio nas farmácias e alguns até reutilizam o produto para não ficar sem o medicamento.
A aposentada Izair Grosso da Costa, de 89 anos, precisa de aplicações diárias do medicamento para controlar a doença, mas o marido não encontra mais a seringa no postinho. “Eles falam que não tem, que tá em falta. É o que falam. Insulina está tendo, os remédios também, o problema só está sendo a seringa”, contou o pintor eletrostático, Antônio Sérgio Lavezzo.
O casal Cleusa e Nivaldo dos Santos também enfrenta o mesmo problema. Sem dinheiro para comprar o utensílio, o operador de máquinas contou que tem higienizado e reutilizado a mesma seringa.
“Faço a higienização com álcool, bem higienizadinha, coloco o líquido dentro e faço a aplicação normal. Já faz duas semanas que estou reutilizando a seringa”, disse o operador de máquinas, Nivaldo Santos.
Perigo
A médica endocrinologista Thais Cotrim alertou que reutilizar seringas é um problema e que a falta do utensílio pode comprometer o tratamento e agravar a situação do paciente.
“Reutilizar a seringa pode trazer várias consequências, desde consequências no local da aplicação, então uma dor, um desconforto, um erro na dose aplicada, uma precisão na aplicação levando até a descompensação do diabetes do paciente”, explicou.
Segundo a prefeitura
Segundo a prefeitura, o Governo do Estado fornece a seringa para menores de 19 anos e maiores de 59 anos. Para as demais faixas etárias é o município que fornece, cerca de 70 mil unidades por mês.
Porém, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está com problemas no recebimento das seringas para aplicação de insulina, já que a empresa que fornece o produto ao município afirmou que não possui estoque para entrega imediata.
Segundo a empresa, o utensílio tem sido usado na imunização e tratamento da Covid-19, o que zerou os estoques. Diante disso, secretaria declarou que já notificou a empresa e que irá realizar a compra emergencial do utensílio para atender os pacientes.
*Com informações do G1 São Carlos e Araraquara.