A onda de calor deve provocar calor acima do normal para o final de semana em São Carlos e região, com ‘pico de calor’ no domingo. As temperaturas podem chegar a 39ºC, e a previsão é de que as máximas continuam subindo até a próxima semana.
O aumento da temperatura máxima vai ser gradativo. Hoje, por exemplo, a máxima prevista é de 36ºC – pelo menos 3ºC a mais que a tarde de ontem. Cidades que podem chegar a 38ºC podem ter sensação térmica de 40ºC.
Além das altas temperaturas, o que deixa o clima extremamente quente é também a alta pressão atmosférica, que provoca um aumento de uma massa de ar quente e seco em cima do estado paulista. Por isso, é necessário reforçar os cuidados com a baixa umidade do ar.
Para o sábado, a previsão é de um dia de sol com algumas nuvens e sem um pingo previsto de chuva. A temperatura mínima também está em elevação, ou seja, as primeiras horas do dia já devem ser mais quentes.
No domingo deve acontecer o pico do calor durante a tarde, na maioria das regiões, com a influência de um vento quente e úmido de noroeste que favorece a ocorrência de temporais.
Todo o interior de São Paulo está em alerta laranja para a onda de calor, já que a previsão é de que as temperaturas máximas possam superar 40ºC, e a sensação térmica pode ser ainda mais alta.
O QUE É A ONDA DE CALOR?
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a onda de calor acontece quando as temperaturas ficam 5ºC ou mais acima da média por um período maior que três dias.
Isso não quer dizer, no entanto, que não haverá chuva. Pelo contrário, com o aumento das temperaturas e a presença de umidade ao longo da atmosfera é comum a formação de áreas de instabilidade, capazes de provocar temporais isolados não previstos.
De acordo com a Climatempo, esta é a quinta onda de calor consecutiva e abrangente que o Brasil vive no segundo semestre de 2023.