O deslocamento de uma frente fria colocou todo o estado de São Paulo em alerta nesta sexta-feira (12), pelo Inmet e Cemaden, com expectativa de grandes volumes de chuva que podem se tornar tempestades e causar transtornos. Mesmo assim, a sensação de tempo abafado e quente deve continuar.
Essa chuva intensa de hoje deve ser provocada por um sistema de baixa pressão que se desloca no oceano e fica entre o litoral norte paulista e o litoral sul fluminense, fortalecendo as instabilidades.
Além disso, há também o deslocamento de uma frente fria que vem pelo atlântico e deve reforçar a circulação dessa baixa pressão, canalizando mais umidade para os territórios paulistas.
Alertas ativos
Segundo o alerta amarelo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o estado paulista pode ter chuva de 20 a 30 milímetros em apenas uma hora, em forma de pancadas, e até 50 milímetros no dia, com ventos de até 60 km/h.
Já o aviso do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) indica possibilidade de enxurradas e alagamentos em grande parte do estado de São Paulo, inclusive na região de São Carlos e Araraquara.
Previsão para os próximos dias
O fluxo de umidade da região norte e a circulação de ventos favorece uma sexta-feira com menos abertura de sol na região. A previsão é de chuva mais frequente, ocorrendo em qualquer momento do dia.
Na região de São Carlos, a previsão é de 50 milímetros só hoje e mais cerca de 40 mm no sábado. No domingo, a chuva deve ir perdendo força, mas ainda há previsão de alguns milímetros.