A quinta-feira (26) começou bem mais ‘fresca’ em relação aos últimos dias, com temperaturas amenas. A chuva esperada pela passagem de uma frente fria não veio – e os meteorologistas explicam o motivo -, mas o estado de São Paulo continua em alerta para possibilidade de temporais.
Segundo os meteorologistas, a chuva que caiu na quarta-feira (25) veio em pontos isolados e de forma irregular pelo estado, já que a frente fria passou muito rápido e inibiu a condição para formação de grandes núcleos de chuva que causariam os possíveis temporais.
Esse avanço precoce da frente fria também jogou o ar mais frio mais cedo que o esperado, inibindo então a formação das nuvens, e o sistema de alta pressão que continua circulando causa o movimento de ar de cima para baixa, deixando o tempo mais seco.
E O ALÍVIO DO CALOR?
A frente fria também não conseguiu derrubar as temperaturas como era esperado porque atuou de forma muito fraca. na região paulista. Atualmente, o sistema já está longe do estado – circula entre Rio de Janeiro e o Espírito Santo, segundo estações meteorológicas.
Até o final de semana, a expectativa é de que os termômetros continuem com temperaturas acima de 30ºC. A mínima permanece elevada, mas dentro dos padrões da primavera. Ou seja, o calorão com tempo seco continua, mas pode ficar mais leve nas primeiras horas do dia.
MAIS AINDA TEM ALERTA?
A resposta é: sim. De acordo com especialistas, a junção de calor com umidade estimula a formação de nuvens carregadas, as ‘cumulonimbus’, que provocam pancadas de chuva, raios, ventos fortes e eventualmente granizo.
A tendência é que a chuva venha mais forte entre tarde e noite, com rajadas de vento de até 50 km/h na região central. Também há possibilidade de chuva agora pela manhã. Para hoje, são esperados 25 milímetros.
Para hoje, a previsão é de mais um dia de sol com muitas nuvens durante a manhã e pancadas de chuva entre tarde e noite. São esperados 25 milímetros na região, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).