A chegada da frente fria causou um verdadeiro rebuliço no tempo na região de São Carlos. Nesta quinta-feira (28), a capital do clima registrou mínima de 18ºC, temperatura que não atingia desde a semana passada. Atualmente, a região tem alerta para tempestade e vendaval.
Ontem, segundo a Defesa Civil do município, os ventos atingiram 70 km/h e derrubaram 11 árvores, algumas de grande porte. A chuva também provocou transtornos como alagamentos, chuva de granizo e colapso na cobertura de um posto de combustíveis.
Para hoje, a previsão é de dia nublado com possibilidade de abertura no período da tarde, ventos fortes de até 70 km/h e temperatura máxima prevista de 29ºC. O alerta para tempestade também indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
VEJA TAMBÉM
Mulher carbonizada é identificada; ex-namorado é principal suspeito, diz PC
Chuva forte causa queda de árvores em São Carlos; energia cai em alguns bairros
Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam que a cidade não vê uma mínima tão baixa desde o dia 15 de setembro. Depois desse dia, os termômetros se mantiveram acima de 31ºC e chegaram a 37,6ºC. O acumulado de chuva de setembro até agora é de 85,7 mm.
ATÉ QUANDO VAI O FRIO?
A partir de sexta-feira (29) a máxima deve voltar a subir na região provocando picos de calor, mas a mínima continua baixa – abaixo de 19ºC, e há previsão para chuvas intensas até domingo, pelo menos.
Para os próximos dias, as expectativas são as mesmas: muitas nuvens durante o dia, possibilidade de céu aberto no período vespertino e pancadas de chuva a qualquer hora.
Até o fim de semana, a temperatura deve ficar entre 16ºC e 34ºC, com a sinalização de uma mudança brusca de temperatura justamente no sábado e domingo, quando o tempo se transforma novamente.
Confira os acumulados esperados para os próximos dias:
- Sexta-feira – 7 milímetros;
- Sábado – 20 milímetros;
- Domingo – 30 milímetros;
- Segunda-feira – 8 milímetros.
LEIA MAIS
STF define tese final do julgamento sobre marco temporal nesta quarta