A frente fria que estava prevista para chegar na semana em que marca a virada dos meses de junho e julho se afastou definitivamente de São Carlos. Os termômetros, que no começo da semana marcavam temperaturas abaixo de 10ºC, estão voltando a subir. Nesta quarta-feira (29) a capital do clima registrou 11ºC, mas deve chegar a 28ºC.
As manhãs devem continuar mais geladas, como é a tendência do inverno, mas o sol volta a aquecer no período da tarde, nem que seja pouco. Até domingo (3), a Climatempo indica dias de sol e sem nuvens, com o céu aberto também no período noturno.
Nesta quarta-feira a cidade ainda registrou 11ºC no início da manhã e enfrentou um amanhecer mais gelado, mas a partir de amanhã (30), a temperatura mínima prevista começa a subir, chegando a 15ºC no final de semana. A intensidade do vento também diminui.
Para hoje e nos próximos quatro dias, pelo menos, a preocupação deve ser com a baixa umidade do ar, que chega a 23% e pode ocasionar problemas de saúde, principalmente em pessoas que já sofrem de síndromes respiratórias. O tempo seco também aumenta a incidência de queimadas.
LEIA MAIS
Em 5 meses, São Carlos teve 137 denúncias de fogo em terrenos
VEJA: câmera flagra acidente entre ônibus e carro em São Carlos
Tchau, frente fria
Segundo os meteorologistas, uma frente fria se formou entre o Brasil, Uruguai e Argentina, associada a um ciclone extratropical, mas se desloca nesta quarta-feira, passando apenas pelo litoral de São Paulo e chegando ao Rio de Janeiro, com fraca intensidade e pouca chuva.
De acordo com a Climatempo, os dias de sol e poucas nuvens sem frente fria, se devem a uma grande massa de ar seco que predomina sobre o interior do país. A baixa umidade do ar, que tem sido preocupante na região, inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuva.
Hoje, ainda segundo a previsão, será um dia de grande amplitude térmica especialmente no Sudeste, o que indica um amanhecer com temperatura amena e até mesmo frio.
VEJA TAMBÉM
Estudantes relatam aumento de assaltos próximos à USP São Carlos