Funcionários da Terra Plana, empresa terceirizada da prefeitura de São Carlos, alegam que estão trabalhando com falta de EPIs e salários atrasados. Em “paralisação” nesta quarta-feira (10), cerca de 30 colaboradores se negaram a trabalhar enquanto não recebessem o pagamento do mês. (Veja o posicionamento da empresa abaixo)
Além da falta de salário, que segundo eles vem atrasando desde o mês passado e sem uma explicação da empresa, os funcionários também relatam a falta de equipamentos de segurança como luvas, sapatos adequados e até mesmo uniformes, já que muitos estão rasgados ou foram remendados.
Eles alegam que fazem serviços como coleta de entulhos sem nenhuma proteção, e que já ocorreram incidentes como mãos sem luvas furadas por agulhas e picadas de escorpião que poderiam ter sido impedidas se tivessem o material adequado.
VEJA TAMBÉM
São Carlos tem mais de 180 vagas de emprego disponíveis
Empresas de São Carlos somam vagas para candidatos sem experiência em 15 áreas
Outra reclamação é em relação aos transportes utilizados para o trabalho. Os caminhões, segundo os denunciantes, estão em condições precárias, com portas amarradas por cintos de segurança, e as peruas circulam com capacidade de funcionários além do comportado.
O portal acidade on esteve na sede da empresa, que fica no Novo Horizonte, na manhã desta quarta e verificou a condição de alguns EPIs dos funcionários. Veja abaixo nas fotos:
POSIÇÃO DA CHEFIA
Questionada, a gerência da empresa diz que o problema em relação aos salários foi pontual e garantiu que todos serão regularizados nesta quarta-feira.
Sobre os EPIs, a empresa informou que houve um problema no fornecimento de algumas numerações de botas e que o problema deve ser resolvido até sexta-feira. Já em relação aos demais, informou que tem os equipamentos para os cerca de 100 funcionários.
A prefeitura também foi questionada e informou que a empresa entrega as certidões de pagamento em dia e que fiscaliza o serviço oferecido, mas sobre a falta de EPIs, disse que nem todos os funcionários prestam serviço à administração e que, portanto, os funcionários devem denunciar a situação no Ministério do Trabalho.
DENÚNCIAS NO MPT
As denúncias de irregularidades trabalhistas ou relativas a condições/meio ambiente de trabalho, conduta antissindical e outras devem ser feitas ao MPT (Ministério Público do Trabalho), pelo sistema nacional de denúncias.
As reclamações podem ser feitas anonimamente. O funcionário deve indicar o estado e município onde ocorre o fato, e relatar as condições trabalhistas que deseja denunciar (clique aqui e acesse o link).
LEIA MAIS
Saiba como se proteger contra golpe da portabilidade de celular