O jovem Anderson (nome fictício), de 17 anos, e que que cumpre medida socioeducativa no centro da Fundação Casa de São Carlos, participará do processo seletivo, para o primeiro semestre de 2021, da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Centro Paula Souza.
Por meio da formação superior no curso de Gestão Empresarial, ele almeja conquistar a inserção no mercado de trabalho.
Ao total, a Fundação CASA terá 236 jovens inscritos para os processos seletivos dos cursos técnicos das Etecs e dos cursos superiores de tecnologia das Fatecs.
O Gerente de Arte, Cultura e Ensino Profissionalizante da Fundação CASA, Wellington Araújo, comenta sobre a participação dos adolescentes nos processos seletivos. “Para qualquer adolescente, ser aprovado em seleção de curso de nível técnico ou superior em instituição pública já é expressivo, o que alcança importância ainda maior quando se trata de adolescentes que tiveram poucas oportunidades em suas vidas. Buscamos despertar o interesse dos jovens para que tenham novas e mais qualificadas oportunidades”, disse.
Assim como ocorreu na última edição do Vestibulinho e do Vestibular, a seleção para o primeiro semestre de 2021 se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.
A mudança do critério se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, visando preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia.