Guardas civis municipais levaram um caixão à porta da Câmara Municipal de São Carlos (SP), na tarde dessa terça-feira (14), para protestar pelo plano de carreira da categoria. Os manifestantes usam preto em “sinal de luto”.
Em cartaz afixado no caixão, os manifestantes afirmam que a Prefeitura “está enterrando a Guarda Civil Municipal”.
Os agentes pedem plano de carreira, falta de cumprimento de adequações à Lei das Guardas Municipais, em especial o piso salarial referenciado ao nível médio de escolaridade pela legislação federal.
“Hoje a Guarda Municipal tem salário-base referente ao nível fundamental. Então desde 2014 a Prefeitura está protelando. Estamos no segundo mandado da atual administração e ainda não foi feita adequação”, afirma a Paulo Thiago Oliveira, guarda municipal há nove anos.
A nova manifestação vem três semanas depois de ato realizado em frente ao Paço Municipal de São Carlos. Na ocasião, cerca de 40 GCMs protestaram contra a proposta de acordo de escalas e pagamento de feriados e pontos facultativos.
Com o início da sessão ordinária da Câmara Municipal, um representante dos guardas municipais fez o uso da tribuna e defendeu para os vereadores o ponto de vista dos manifestantes. Segundo Paraná Filho (PSL), parlamentares vão intermediar uma reunião entre manifestantes e administração para encontrar um acordo para o plano de carreira.
O secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, confirmou a realização da reunião. “É justo, é uma reinvindicação perfeita. Eles merecem esse plano de carreira e isso vem sendo trabalhado. Está sendo estudado na Câmara Municipal e na Prefeitura”,