Um homem de 30 anos foi preso após agredir e roubar dinheiro da própria mãe, de 53, na noite de terça-feira (28), no bairro Vila São José, em São Carlos. A mulher solicitou medida protetiva contra ele.
O caso aconteceu por volta das 18h30, na Rua Doutor Walter de Camargo Shultzer. Segundo o b.o, o filho teria chegado em casa embriagado e com roupas novas, e ao ser questionado pela mãe sobre a procedência das roupas, ele a agrediu com socos, tapas e chutes.
A mãe conseguiu sair de casa e passou a pedir socorro, mas ele foi atrás dela e voltou a agredi-la, jogando a mulher no chão e puxando seu cabelo. As agressões foram apartadas por moradores.
Depois de toda a situação, o homem fugiu e voltou para a residência, momento em que foi detido pelos policiais com R$ 500 que teria roubado da aposentadoria de sua mãe.
No Plantão Policial, ele negou que a agrediu, mas foi preso em flagrante por violência doméstica e roubo mediante ameaça e recolhido ao Centro de Triagem. A mãe solicitou medidas protetivas de urgência contra ele.
Como denunciar crimes de violência doméstica
O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.
O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Em São Carlos, os casos de violência também podem ser atendidos pela Delegacia da Mulher, pela Polícia Militar, através do telefone 190, ou pelo 153 Guarda Municipal, que tem a Patrulha Maria da Penha, serviço que também auxilia a Polícia Civil.
Ainda, a vítima pode buscar a Delegacia de Defesa da Mulher, que também registra a ocorrência e orienta sobre os direitos da vítima perante a violência.