Pessoas que estão em transição de gênero agora têm em São Carlos opção mais rápida e fácil na obtenção de medicamentos e acompanhamento especializados. Antes, os pacientes tinham que se deslocar até Araraquara para obter os remédios.
O serviço entrou no rol de atendimentos do HU após o hospital obter selo de referência para a dispensação de medicamentos do tipo.
Os beneficiados são pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em processo de transição de gênero e acompanhados no Ambulatório de Sexualidade Humana do hospital.
A chefe da Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica, Silvana Aparecida Orlandi Santos, enfatizou a relevância do atendimento ambulatorial para pacientes em tratamento de hormonização. O farmacêutico é responsável por dispensar os hormônios para um período de 60 dias e agendar o acompanhamento para garantir a continuidade do tratamento medicamentoso.
“O paciente é acompanhado quanto a sua adesão ao tratamento, além de receber orientações sobre a posologia, sobre a administração mais adequada dos comprimidos e sobre os estabelecimentos que possam administrar o medicamento injetável”.
Durante o acompanhamento, são esclarecidas dúvidas sobre reações adversas e possíveis interações medicamentosas.
Atendimento especializado e inclusivo
O Ambulatório de Sexualidade Humana do HU-UFSCar foi idealizado e é coordenado pela docente da UFSCar, ginecologista e especialista em Sexualidade Humana, Claudia Adão Alves.
Com foco no atendimento especializado, o Ambulatório oferece suporte a mulheres com disfunção sexual; crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência sexual; além de pessoas com Incongruência de Gênero. O diferencial do atendimento está na participação dos alunos do sexto ano de Medicina, que proporcionam um acompanhamento integral e respeitoso aos pacientes.
Claudia destacou que “a disponibilização dos medicamentos representa uma grande vitória e é fundamental para os pacientes transgêneros, muitos dos quais não têm condições financeiras para adquiri-los. A dispensação local traz alívio e esperança para aqueles que tanto necessitam desse suporte hormonal para realizar a sua transição de gênero”.
A liberação dos medicamentos para pessoas transgênero foi alcançada por meio de negociações e parcerias com o Centro de Referência de Transgêneros (CRT) do Estado de São Paulo e com a Prefeitura Municipal de São Carlos, que realiza o transporte dos medicamentos oriundos da capital. “Essa conquista representa um marco para a saúde pública de São Carlos e região, mas também serve como referência para outros hospitais da rede da Ebserh”.
Além da dispensação de medicamentos, o ambulatório do HU-UFSCar oferece atendimento integral para pessoas com incongruência de gênero, incluindo consultas, exames e suporte psicológico. Outro diferencial do serviço é o respeito ao nome social dos pacientes, reforçando o compromisso com a inclusão e o cuidado com a saúde de todos, garantindo acesso a tratamentos essenciais para a comunidade transgênero.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.