Ibaté (SP) iniciou nesta semana um curso presencial para capacitar servidores e representantes da administração sobre a rede de proteção à Criança e Adolescente.
Segundo a Prefeitura, a primeira parte do curso aconteceu entre segunda (18) e terça-feira (19), no auditório do Paço Municipal, com palestra do professor de pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Alex Pessoa.
“Poucas cidades oferecem serviço de saúde psicológica municipal específico para crianças e adolescentes. Ibaté tem essa vantagem, o que está sendo um diferencial muito grande na capacitação e na elaboração do trabalho”, explicou o professor.
As demais fases da capacitação serão realizadas nos próximos meses de forma virtual, para profissionais de diversos setores da Prefeitura, além do Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
A gestora da assistência social da cidade, Adriana Adegas Martineli, explicou que, com essa capacitação, Ibaté contará com um protocolo de atuação padronizado para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência.
“Nesta primeira fase estamos construindo um fluxograma de atuação, formulários e organizando o trabalho, para depois poder orientar todos os profissionais. O mais importante dessa capacitação é que todos os profissionais do município, professores, assistentes, agentes comunitários, enfermeiros e médicos estarão preparados para atuar e para garantir os direitos da criança e do adolescente, atendendo à Lei nº 13.431 de 2017, a Lei da Escuta Protegida”, adiantou.