A Santa Casa de São Carlos e o Instituto de Física da USP (IFSC) abriram chamado para 20 pacientes portadores de doença venosa crônica participarem de um tratamento que facilita a circulação de membros periféricos.
O tratamento faz parte de um estudo que desenvolve uma bota pneumática com lasers incorporados. O procedimento já foi utilizado em atletas, com bons resultados, segundo o IFSC. O dispositivo passa por processo de patente e promove a compressão dos membros inferiores, fazendo com que o retorno venoso ao coração. Os lasers promovem aumento da irrigação sanguínea, o que faz crescer a oxigenação periférica e formação de novos vasos, prevenindo, assim, o aparecimento de úlceras venosas.
Nesta chamada, os candidatos devem ter entre 50 e 85 anos, laudo médico confirmando a condição de doença venosa crônica, não ter úlceras abertas, tampouco histórico de doenças cardiovasculares, oncológicas, doença arterial periférica ou quadro de diabetes. Fumantes também não são habilitados a receber o tratamento.
Os pacientes interessados em participar neste projeto de pesquisa deverão se cadastrar na Unidade de Terapia Fotodinâmica, localizada na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, através do telefone (16) 3509-1351.
Sensação de peso e dor
A doença venosa crônica é o resultado de uma alteração na estrutura do sistema venoso nos membros inferiores (pernas e pés), onde as veias perdem a função de transportar o sangue venoso de volta para o coração, provocando as famosas varizes.
Os principais sintomas são a sensação de peso, dor, e frequente edema nas pernas, tornozelos e pés – principalmente no final do dia -, cansaço, prurido, dormência e cãibras, principalmente durante a noite.