O Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) tem 42 cientistas dentre os 10 mil pesquisadores que mais se destacaram em produtividade em toda a América Latina.
Dentre os pesquisadores de São Carlos que estão no “Latin America Top 10.000 Scientists” “AD Scientific Index 2021” estão Yvonne Primerano Mascarenhas, Glaucius Oliva e Vanderlei Bagnato.
O levantamento sobre a lista de pesquisadores latino-americanos de maior produtividade foi feito por profissionais do Serviço de Biblioteca e Informação do IFSC-USP. Quatro dos docentes estão aposentados, ainda assim inseridos no grupo.
“O número, que corresponde a cerca de metade dos docentes e pesquisadores que exercem suas funções em nosso Instituto, revela a extraordinária qualidade dos estudos e pesquisas aqui desenvolvidas, sendo um forte estímulo para que o Instituto de Física de São Carlos consolide cada vez mais a sua imagem de excelência acadêmica e científica no Brasil e no exterior”, disse o instituto em nota.
O “AD Scientific Index” foi desenvolvido com base nos perfis públicos de cientistas no Google Scholar, usando os valores totais e dos últimos cinco anos do índice i10, índice h e número de citações.
A lista completa dos docentes do Instituto de Física está disponível na internet.