- Publicidade -
CotidianoIgrejas de São Carlos celebram quarta-feira de Cinzas com mudanças em ritos

Igrejas de São Carlos celebram quarta-feira de Cinzas com mudanças em ritos

Templos devem atuar com 20% de sua capacidade e seguir protocolos sanitários; celebração marca o início da Quaresma, período de preparação para celebrar a ressurreição de Jesus

- Publicidade -

Missas da quarta-feira de cinzas serão realizadas com mudanças em São Carlos. Foto: Imagem ilustrativa

- Publicidade -

Na primeira quarta-feira de Cinzas em meio à pandemia, a Diocese de São Carlos (SP) prepara ações específicas para os fiéis. A celebração marca o início da Quaresma, período de preparação para a Páscoa, quando é celebrada a ressurreição de Jesus. 

Segundo o assessor de comunicação da Diocese, Padre Robson Caramano, as missas presenciais vão acontecer, mas alguns ritos tradicionais da data foram modificados. 

“Há uma orientação do Vaticano para que se possa fazer a celebração onde for possível, com a presença dos fiéis e a imposição das cinzas, onde houve apenas uma pequena alteração no rito, que o padre ao invés de dizer na frente do fiel [a oração] Convertei-vos e crede no evangelho, ele vai dizer de uma maneira geral e apenas impor as cinzas na cabeça das pessoas”, explicou.  

Para garantir a segurança dos fieis que optarem pela missa presencial, cada paróquia vai controlar o número de participantes nas celebrações, que não deve ultrapassar 20% da capacidade do templo. Além disso, a Diocese orientou as paróquias para medirem temperatura, disponibilizarem álcool em gel e garantir que todos permaneçam de máscara. 

As missas também devem ser mais curtas e todas as igrejas são higienizadas no final do encontro. “Ao término de cada celebração, as igrejas serão higienizadas de uma celebração para outra, além de respeitar o devido distanciamento, pede-se que se evite a circulação no lugar durante a celebração, que deverá também acontecer de uma maneira mais curta do que costumeiramente se celebra”, disse.  

- Publicidade -

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO CARLOS E REGIÃO

Para aqueles que preferem ficar em casa, as celebrações também serão transmitidas pelas redes sociais das paróquias e da Diocese. Caso haja cidades em que os decretos municipais não permitam esses encontros, nenhuma igreja deve promover celebrações presenciais.  

Em caso de dúvidas sobre o funcionamento das paróquias e a realização das missas presenciais, é só entrar em contato com a Diocese de São Carlos pelo telefone (16) 3362-4480.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -