Um incêndio destruiu uma área de 45 mil metros quadrados no domingo (24), no distrito industrial de São Carlos. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas cinco ocorrências em apenas um dia.
As chamas afetaram uma área de vegetação entre a Rua José Paulo Spalini e a Avenida Giácomo Nutti, próximo à Distribuidora Modenutti. Foram aproximadamente três horas de trabalhos para conter as chamas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram cinco ocorrências em apenas um dia. Além deste, outro incêndio também atingiu uma área de 3 mil metros quadrados na Rua Kenneth Gilbert Herrick. As chamas levaram cerca de uma hora para serem controladas.
LEIA MAIS
São Carlos deve ter chuva nesta semana; frente fria se afasta
São Carlos teve mais de 450 acidentes de trânsito no 1º semestre
Como denunciar
Segundo a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), entre julho e setembro aumenta a ocorrência de queimadas em grande parte do território brasileiro devido a estiagem e baixa umidade relativa do ar, que favorecem a propagação das chamas.
De acordo com o mapa de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), praticamente todo o estado de São Paulo está em risco de incêndio de nível alto a crítico.
A Lei Municipal nº 15.751/11 pune os proprietários dos terrenos que forem denunciados por incêndio. A multa para flagrante é de R$ 2,58 por metro quadrado. A pessoa autuada tem prazo de 10 dias para recorrer. Passando esse prazo, o valor da multa vai para dívida ativa do município.
As denúncias podem ser feitas na Defesa Civil (199), na Guarda Municipal (153), no Corpo de Bombeiros (193) e durante o horário comercial, na Ouvidoria pelo 156 ou 3362-1080. A Ouvidoria também recebe denúncias pelo e-mail: ouvidoria@saocarlos.sp.gov.br.
VEJA TAMBÉM