Estão abertas até nesta quarta-feira (30) as inscrições para a edição 2021 do Hackathon Acadêmico do Centro Paula Souza (CPS). A iniciativa tem como objetivo desafiar estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) a desenvolver projetos de inovação tecnológica por meio de uma maratona de ideação e prototipação.
As propostas deverão contemplar a criação de aplicativos, sites ou dispositivos microcontrolados que tenham relação com três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 5 Igualdade de gênero; ODS 7 Energia barata e sustentável; e ODS 16 Promoção de sociedades justas, inclusivas e pacíficas. Os grupos podem ser formados por três a cinco alunos e as inscrições devem ser feitas pelos professores mentores no site do projeto Robótica Paula Souza. Confira o regulamento.
“O hackathon oferece aos jovens a oportunidade de mostrar seus talentos, interagir com profissionais do mercado e trabalhar habilidades dentro de um projeto colaborativo. Muitas empresas realizam desafios neste formato para solucionar problemas e observar o potencial dos participantes, visando contratações e prestações de serviços”, explica o coordenador de projetos da área de Informática da Cetec Capacitações, Tiago Souza.
Após as inscrições das equipes, os professores deverão organizar um evento classificatório em cada unidade e submeter até dia 30 de julho o projeto escolhido para representar a escola. Os vencedores serão selecionados com base em critérios como inovação, relevância, viabilidade e usabilidade do projeto.
As nove melhores propostas participarão de mentorias com especialistas no intuito de aprimorar o trabalho e elaborar a apresentação para a banca de jurados. A final está programada para 16 de novembro e a cerimônia de premiação será no dia 17.
Edição anterior
A terceira edição do evento contou com 21 equipes que apresentaram soluções para desafios relacionados ao bem-estar coletivo; combate à pobreza e à fome; preservação da água e acesso a saneamento básico.
A Etec Profª Ilza Nascimento Pintus, de São José dos Campos, conquistou o primeiro lugar com um sistema inteligente para irrigação de hortas. Na segunda colocação, ficou a Etec Raposo Tavares, da Capital, com um aplicativo para indicar locais de descarte de lixo eletrônico. Em terceiro, foi escolhido um app para facilitar compra e venda de alimentos, criado por alunos da Etec Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, de Novo Horizonte.