Após denúncias de consumidores, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) encontrou irregularidades em serviços de reforma de pneus ou estabelecimentos que oferecem essa atividade em Rio Claro.
O órgão de fiscalização também segue investigando uma denúncia de problemas com produtos têxteis na cidade.
Na região, o órgão também recebeu denúncias e reclamações em produtos, serviços e estabelecimentos em outras cidades, porém, todas foram caracterizadas como improcedentes, o que significa que as fiscalizações não encontraram irregularidades ou características que estavam fora dos padrões do Ipem.
LEIA MAIS
Operação paralisa festa universitária e interdita bar em São Carlos
Em São Carlos, o órgão notificou denúncias em bombas de combustíveis, radares de velocidade e balanças de medição. Em Brotas, o Ipem recebeu reclamações referentes a bombas de combustíveis.
A ação integra os atendimentos realizados pela ouvidoria do Ipem entre janeiro e julho de 2022 com diversas denúncias de consumidores, que foram investigadas e separadas entre procedentes e improcedentes.
A ação do Ipem recebeu, ao todo, 1.829 denúncias no período em todo o Estado de São Paulo. Deste total, 597 casos foram fiscalizados e concluídos e 192 encontram-se em andamento. Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 130 foram reprovados.
A partir das denúncias recebidas dos consumidores pela ouvidoria, o Ipem elaborou o ranking das reclamações procedentes, ou seja, aquelas que se referem a estabelecimentos, produtos e serviços que realmente apresentaram alguma irregularidade.
Com isso, as reclamações encontradas em produtos têxteis ocuparam a primeira posição no ranking, com 90,9%, seguidas pelas denúncias na segurança em aparelhos eletrodomésticos, com 82,8%, e serviços de reforma de pneus com 51,9%.
VEJA TAMBÉM
Michel Teló compra mansão de R$ 15 milhões de Marquezine; veja fotos