O mês de julho abre o segundo semestre do ano e traz o grande choque da realidade: metade do ano já se foi. Junto com ele, também vem a preocupação de como a população deve se preparar para a estação mais fria do ano, o inverno. Neste ano, o sétimo mês deve ser muito seco e de temperaturas amenas, como a região de São Carlos tem vivido na última semana.
A capital do clima já começou o mês com temperaturas abaixo dos 10ºC e com a umidade do ar atingindo os 25%, ou seja, colocando a cidade em estado de emergência. Neste sábado (2), a previsão indicava mudança brusca de temperatura, no caso, um tempo bastante quente no período da tarde.
Hoje, a cidade amanheceu marcando temperatura mínima de 13ºC e com a umidade do ar na média de 70%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e deve atingir 29ºC com um céu aberto e sem nuvens desde a manhã até o anoitecer.
LEIA MAIS
São Carlos ultrapassa a marca de 49 mil casos de Covid
Biblioteca da UFSCar realiza 3 exposições artísticas virtuais
No domingo (3), o dia será ainda mais quente e seco, com termômetros marcando entre 12ºC e 30ºC, o sol sem nuvens, uma noite de tempo aberto e ventos fortes na maior parte do dia. A umidade do ar pode chegar a 20%.
Essa também é a tendência do restante dos dias, segundo a Climatempo, já que uma grande massa de ar seco está impedindo a formação de nebulosidade. Portanto, julho deve começar com bastante sol e temperaturas elevadas, apesar das manhãs continuarem mais frias.
E a chuva?
A região de São Carlos não deve ter chuva por pelo menos 15 dias, de acordo com meteorologistas. Mudanças de tempo estão previstas, mas apenas em relação à temperatura e sem chances de nuvens no céu.
Uma onda de frio está prevista para a segunda quinzena do mês, trazendo também a chuva e logo em seguida uma massa de ar polar que pode vir forte nos últimos 10 dias de julho, com temperaturas extremamente baixas.
VEJA TAMBÉM