- Publicidade -
CotidianoJunho violento: número de homicídios dispara em São Carlos

Junho violento: número de homicídios dispara em São Carlos

De janeiro a junho deste ano foram 17 vítimas de assassinato e 14 casos que já foram solucionados; cidade também registrou 20 casos de estupro no primeiro semestre

- Publicidade -

São Carlos teve o junho mais violento dos últimos cinco anos, segundo a SSP. Foto: CBN São Carlos

- Publicidade -

São Carlos teve o junho com o maior número de homicídios registrados desde 2018. Nos primeiros seis meses deste ano foram 14 ocorrências contabilizadas e 17 vítimas. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e foram divulgados nesta terça-feira (26). 

Foram cinco homicídios registrados no sexto mês do ano. Em maio, a cidade registrou outras três ocorrências, e janeiro e abril tiveram dois homicídios cada. Março teve uma ocorrência contabilizada. 

Na região, São Carlos também foi a cidade com o maior número de homicídios em junho. Araraquara não teve nenhum registrado no mês e soma quatro casos no primeiro semestre, e Rio Claro registrou quatro homicídios, mas contabiliza 21 casos no semestre.  

LEIA MAIS 

São Carlos tem aumento de 44% nos registros de furtos no 1º semestre do ano  

- Publicidade -

São Carlos tem redução de quase 23% nas ocorrências de incêndio 

Patrulhamento foi reforçado em São Carlos pela Operação Sufoco. Foto: CBN São Carlos

Balanço semestral
Na comparação com os primeiros semestres dos últimos cinco anos, os dados também são alarmantes.
De janeiro a junho de 2022, a cidade registrou 14 homicídios, maior número desde 2018. Em 2021 foram 12 ocorrências. (Veja o gráfico abaixo)

Outras tipificações também estão com números em alta. Nos seis meses foram 262 casos de lesão corporal dolosa – quando há intenção – e 17 tentativas de homicídio, um aumento de 41,6% em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando foram registrados 12 casos. 

Na comparação mensal, o primeiro indicador teve uma queda discreta de 37 em maio para 32 lesões em junho. Já o número de tentativas de homicídio subiu de um para três. Também foram registrados dois casos de estupro, contabilizando 20 casos em seis meses. 

No setor da produtividade policial, foram 47 armas apreendidas nos primeiros seis meses e 17 ocorrências envolvendo o porte ilegal de arma. Também foram efetuadas 387 prisões e 225 flagrantes foram lavrados.  

Indicadores criminais apontam alta de homicídios em São Carlos. Foto: Produção/acidade on

Segurança Pública
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi procurada pelo portal acidade on, e em nota informou que 14 casos de homicídios dolosos foram solucionados neste ano, sendo que 12 autores dos respectivos crimes foram presos pela Polícia Civil. 

“A SSP esclarece que o compromisso das forças de segurança no Estado de São Paulo é com a vida, razão pela qual medidas para a redução de mortes são permanentemente estudadas e implementadas pela pasta”, ressaltou. 

A pasta também informou que o patrulhamento na cidade foi intensificado por meio da Operação Sufoco, que deteve mais de 9 mil pessoas em todo o Estado. “O policiamento é reorientado constantemente com base na análise dos indicadores criminais. A pasta reforça a importância do registro do BO, pois todos os casos registrados são investigados pela Polícia Civil e, com a notificação é possível criar novas ações de combate à criminalidade”, completou. 

VEJA TAMBÉM

Você sabe como é calculado o ICMS no preço do combustível?

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -