- Publicidade -
CotidianoJustiça suspende volta às aulas em escolas municipais de São Carlos

Justiça suspende volta às aulas em escolas municipais de São Carlos

Vara da Fazenda Pública entendeu que não estão sendo garantidas as condições adequadas para a retomada presencial das atividades em duas CEMEIs.

- Publicidade -

Sala de aula vazia. (Foto: Governo do Estado/Divulgação)

- Publicidade -

A Vara da Fazenda Pública de São Carlos (SP) determinou, nesta sexta-feira (17), a suspensão da volta às aulas presenciais em duas escolas municipais. 

A ação foi movida pelo Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM).   

Segundo a decisão da juíza Gabriela Muller Carioba Attanasio, os documentos apresentados no processo indicam que não estão sendo garantidas as condições adequadas para a retomada presencial das atividades escolares nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) Bruno Panhoca, no Azulville, e Ruth Bloen Souto, na Vila Carmem. 

Por conta disso, condicionou a reabertura das referidas escolas à comprovação da adoção de todas as medidas apontadas pela Vigilância Sanitária Municipal (Visam).  

Determinou, ainda, que, no prazo de 30 dias, o Corpo de Bombeiros informe quais escolas possuem alvará de funcionamento ou pedido de renovação em andamento e se houve visitas às escolas. 

- Publicidade -

No mesmo prazo a Vigilância Sanitária deverá apresentar um laudo detalhado das demais escolas. 

O calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Educação está mantido para as outras escolas (veja abaixo). 

Vitória 

Em nota publicada em seu site oficial, a direção do SINDSPAM afirmou que essa é uma grande vitória para os servidores municipais e para todos que valorizam a vida, que querem um retorno seguro e responsável aos estudantes e a toda comunidade escolar. 

Além disso, o oindicato explica que conhece a realidade das unidades escolares e sabe exatamente que a maioria delas não reúnem condições físicas e sanitárias para o retorno, neste momento em que a pandemia ainda não está sob controle. 

Por fim, a direção do SINDSPAM ressaltou acreditar que, assim que as vistorias forem realizadas e os laudos anexados ao processo, as aulas presenciais certamente terão de ser suspensas. 

Retorno presencial das aulas em São Carlos 

Segundo o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, o retorno presencial às aulas em São Carlos está sendo feito em três etapas:

– EMEBs e EMEJAs – 30 de agosto; 

– CEMEIs (fases 4,5 e 6) – 27 de setembro; 

– CEMEIs (fases 1,2 e 3) – 18 de outubro. 

Leia mais:  

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -