O Laboratório de Biodiversidade e Processos Microbianos (LBPM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece visitas gratuitas a escolas públicas e particulares da cidade e região.
As visitas devem ser agendadas pelas instituições de ensino interessadas pelo endereço lmpbufscar@gmail.com ou pelas redes sociais do laboratório no Instagram e Facebook.
O objetivo da iniciativa é estimular o aprendizado de crianças sobre bactérias, vírus e fungos de forma lúdica e didática, de modo que os pequenos consigam entender o comportamento dos microrganismos por meio de atividades práticas.
LEIA MAIS
Ribeirão Bonito: concurso tem vagas para profissionais da educação
Em uma das ações, o LBPM esteve em uma escola da cidade para levar ciência a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 10 anos.
As crianças puderam utilizar lupas binoculares do laboratório e equipamentos semelhantes a um microscópio para observar o desenvolvimento de fungos em diferentes substratos, além da observação de poros e detalhes invisíveis a olho nu da pele, das unhas, do cabelo e até da mesa da sala de aula.
“Levar a Ciência que fazemos para as escolas é importante para mostrar um ponto de vista mais aplicado e aprofundado do que vemos nos livros. Além disso, é uma forma de demonstrar a importância de estudar, de fazer Ciência e, a partir dela, poder desenvolver coisas fantásticas. Isto faz a garotada sonhar e serve de inspiração”, explicou o docente do Departamento de Hidrobiologia da UFSCar e coordenador do LBPM, Hugo Sarmento.
VEJA TAMBÉM
Juliette expõe carteirada para tentar atendimento médico na Europa