Nesta sexta-feira (19) é celebrado o Dia Nacional da Doação de Leite Materno, um ato extremamente importante e que promove a melhora da qualidade de vida de muitos recém-nascidos. Em São Carlos, a coleta é feita na Maternidade da Santa Casa, que atualmente está fornecendo o alimento para 18 bebês por mês.
A campanha deste ano foi lançada na quinta-feira (18) pelo Ministério da Saúde e carrega o tema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho”. A ação busca informar, conscientizar e incentivar mulheres que amamentam sobre a importância do ato.
No Banco de Leite da cidade, de janeiro a abril deste ano foram coletados 124 litros de leite das doadoras, uma média de 25 litros por mês. No entanto, segundo Karine Silva, enfermeira do Banco de Leite, o estoque ainda está abaixo do ideal.
“Hoje nós temos algumas doadoras que doam um bom volume de leite, mas a gente sempre precisa de um pouquinho mais. A doação está um pouco baixa em relação à nossa demanda, então a gente está precisando de doadoras”, explicou.
VEJA TAMBÉM
Ibaté realiza Dia D da vacinação neste sábado
Enfermeira do HU de São Carlos conta experiência em missão de atendimento ao povo Yanomami
BENEFÍCIOS DA DOAÇÃO PARA LACTANTES E BEBÊS
A enfermeira do Banco de Leite reforça que a doação traz benefícios tanto para as lactantes – mulheres que produzem leite e amamentam – quanto para bebês recém-nascidos de baixo peso e prematuros, que têm mais chances de recuperação e vida mais saudável com o leite humano.
“A mulher está aumentando a sua produção de leite, porque quanto mais estimula, mais ela produz. Já os bebês que estão na UTI neonatal ou no berçário, em alguns momentos as próprias mães não podem amamentar. A primeira opção é sempre o leite da mãe, mas se esse leite não puder ser usado, a melhor opção vai ser o leite materno pasteurizado”, explicou ela.
Segundo o MS, o leite humano é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos por causas evitáveis. Ele traz em sua composição proteção imunológica contra doenças infecciosas e também atua no desenvolvimento afetivo e psicológico.
COMO DOAR NA CIDADE
A mãe que está amamentando deve comparecer ao Banco de Leite, que fica na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, nº 535, no Jardim Pureza, onde será feito um cadastro e ela passará por triagem, cadastro, orientações e coleta de exames.
Toda a coleta de leite é realizada em casa, em frasco estéril, e armazenada no freezer ou congelador da doadora. Os materiais necessários serão disponibilizados pelo hospital.
Qualquer quantidade é importante e pode ser doada. Um pote de 200 ml pode alimentar até 10 bebês prematuros ou de baixo peso. Para doar, é preciso ser saudável e não estar usando nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Uma vez por semana uma funcionária realizará visita domiciliar, onde estará realizando também o transporte do leite coletado, tirando dúvidas e levando materiais necessários. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone: (16) 3509-1175.
LEIA MAIS
Saúde investiga primeiro caso suspeito de gripe aviária em humano