Clique e participe do nosso grupo de Whatsapp
Clique e participe do nosso grupo do Telegram
A terça-feira (4) começou extremamente gelada na maior parte do estado de São Paulo devido a uma massa de ar frio e seco que vem atingindo todo o país. Em São Carlos, os termômetros chegaram a 9ºC, e a previsão indica que as manhãs vão continuar frias.
Ontem, os ventos estavam sendo provocados pela infiltração marítima, onde o ar frio que vem dos oceanos sopra na direção paulista e traz umidade. Hoje, o fenômeno já perdeu a força na região central.
VEJA TAMBÉM
Polícia Civil deve pedir prisão de autor de disparos em bar de Descalvado
Programa de ciência de dados abre vagas no Onovolab, em São Carlos
No entanto, o frio continua intenso, e agora está sendo provocado por um sistema de alta pressão que influencia mais as cidades do entorno. Esse “fenômeno” é a famosa massa de ar frio e seco, que também deixa cidades em estado de atenção por índices baixos de umidade do ar.
“Tem uma grande massa de ar frio no mar, na costa do Sul/Sudeste, que está jogando esse vento gelado, esse ar úmido e frio para cima do Sudeste, caindo a temperatura em São Paulo, áreas da divisa de São Paulo com Minas Gerais, nas regiões mais altas podem ter geadas. A partir de quinta-feira o frio já diminui bastante”, explicou a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim.
RECORDE DE FRIO?
A resposta é não. Diferente do que está acontecendo nas capitais do sudeste, o ar frio não chegou com tanta intensidade na região central a ponto de registrar novos recordes de temperatura.
Em São Carlos, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o recorde foi registrado em 17 de junho, quando os termômetros marcaram 4,6ºC. Hoje, por volta das 7h, a temperatura atingiu 9,5ºC.
PREVISÃO DO TEMPO
O dia promete uma grande amplitude térmica, com frio durante a manhã e temperatura amena no período da tarde. A umidade do ar segue em queda, sinalizando estado de atenção e com indicadores abaixo de 30%.
Hoje deve ser o dia mais frio desta semana. A tendência é de que a mínima tenha uma ligeira elevação a partir de quarta-feira, com a máxima se mantendo estável – abaixo de 25ºC na maior parte das cidades.
LEIA MAIS